Como aplicar Metodologia Ágil na Área de Pessoas?

(esse post vai ter continuidade na próxima semana com o olhar da agilista Angélica Canuto sobre como é trabalhar em parceria com a área de Pessoas… 😊)

Quando eu entrei na Lambda3 logo me apresentaram uma tal “agilidade” e que eu trabalharia com o time ágil. Não entendi direito, mas mega aceitei.

Fui entrevistada por 2 pessoas do time de agilidade – Marcelo Leite e Vanessa Tonini (que não estão mais na Lambda3, mas fizeram e fazem muita diferença na forma de vivenciar a agilidade dentro da empresa) e já gostei muito da forma que eles se posicionaram falando sobre responsabilidade, autonomia e liberdade.

Quem é da área de Pessoas/ RH/ Gente & Gestão normalmente tem o direcionamento de “cuidar como babá” das pessoas ou passar direcionamentos sobre como as pessoas precisam agir, sem ouvir o que elas podem oferecer para o seu time e a empresa. Sempre preferi mais as pessoas do que os processos, mesmo sem conhecer a metodologia ágil e somado a isso, sempre gostei de pessoas. Acredito que isso foi muito importante para que eu me adaptasse ao modelo de gestão da Lambda e pudesse criar parcerias que eu sei que levarei para a minha vida profissional e pessoal.

Acredite “pessoas mais que processos” é o canal para entender e usar todas as possibilidades que o Agile oferece na atuação dentro dos times e os impactos na empresa.

Como área de Pessoas eu uso a agilidade para organizar as atividades da área – Kanban ofereceu uma gestão visual das ações e a organização das práticas melhorou muito, além de oferecer para as pessoas da empresa a real demanda e direcionamento que a área de Pessoas desenvolve internamente. Qual é o foco e como estamos evoluindo. Li um  livro sobre Scrum (Scrum: Como fazer o dobro na metade do tempo) e conversei bastante com o time de agilidade. Me empolguei (só um pouco 😊) com o livro e diretamente já compartilhei o que estava aprendendo com a minha parceria da área de Pessoas – Juliana Ruiz.

Isso possibilitou uma nova forma de atuação interna dentro da área de Pessoas de forma eficaz e muito positiva. Fazer a daily, ter entregas contínuas e a retrospectiva são ações que agregam e geram muito aprendizado e conhecimento.

Com o time de agilidade, trocamos muitas figurinhas e ações que possibilitam o bem estar das pessoas nos times e trabalhamos com temas complexos com toda a empresa. E isso acontece graças a parceria estabelecida. Não há “guerra de ego” sobre quem manda em quem e sim como podemos usar nossos conhecimentos a favor de um objetivo em comum. Trabalhamos com cuidado, escuta ativa e criatividade a solta para falar sobre temas polêmicos ou resolver problemas em diferentes contextos.

Não é colocada uma técnica na frente do problema apresentado e sim é utilizada uma visão crítica e olhares diferenciados para alcançarmos os objetivos desejados.

Você pode até pensar, “ah, mas não precisa da área de Pessoas ou do time de Agilidade para fazer isso!”. Não concordamos (até o momento 😊 )… A forma que isso é feito acaba gerando efeitos duradouros e você possibilita que a pessoa colabore ativamente e se sinta responsável. Você não cria uma dependência sobre o seu papel. Quer mais especial do que isso?

Todos pensam da mesma forma? É claro que não (ainda bem). Mas sempre olhamos as pessoas como PESSOAS e buscamos as soluções com elas… Não temos a responsabilidade de ter a resposta, mas temos a meta de apoiar e agir para encontrá-la JUNTOS.

Para quem é de RH: Estude, pesquise, troque informações para conhecer mais sobre agilidade. Vale a pena, pode acreditar!

E aguarde a continuidade deste post… (Acredite! Vale muito a pena essa parceria!)

E quem quiser saber mais, pode nos procurar ou deixe aqui seu comentário.

 

Somos parte do time Lambda3 que acredita e pode ajudar no que for preciso as pessoas com interesse em aprender e conhecer mais sobre diferentes assuntos que envolvem pessoas.

Patricia Kost