Se você, assim como eu, trabalha com o VS Code em contextos muito diferentes, e gostaria de ter um Code específico para cada projeto/contexto, somente com as extensões daquele contexto, estou aqui pra te contar que eu resolvi esse problema.

Criei uma ferramenta chamada “ccode” (abreviando Custom Code) que permite que você tenha um Code diferente em cada situação. Você a instala com:

npm install -g customcode

Fazendo isso você ganha, no teu PATH, a ferramenta ccode assim como a create-custom-code.

Aqui está ela no npm, em customcode.

Como funciona?

Primeiro escolha o contexto que quer utilizar. Por exemplo, você está num projeto de Angular e quer utilizar o excelente extension pack de Angular da Loiane Groner, entre no diretório do projeto e rode:

create-custom-code .

Quando você fez isso ele criou um diretório .code neste diretório e o inicializou. Agora, sempre que você estiver neste diretório, ou qualquer subdiretório dele, e rodar ccode, ele vai rodar o VS Code usando o diretório .code recém criado como o diretório para extensões e configurações. Por exemplo, rode:

ccode .

E terá um Code novinho em mãos.

Substitua o code pelo ccode

Você não precisa ficar tentando lembrar onde tem um Code customizado ou não. Se o ccode não achar uma customização ele vai rodar o Code padrão do sistema. Ou seja, simplesmente passe a usar o ccode, e com o tempo você nem vai lembrar mais que ele existe, por padrão você vai buscar um Code customizado.

Você também pode customizar diretórios. Por exemplo, coloque todos os projetos com C# debaixo de ~/csharp, e inicialize o um custom Code de C# lá, agora sempre que abrir o ccode em um dos subdirs de ~/csharp o seu Code com extensões de C# vai abrir.

A extensão foi obviamente feita com JavaScript e Node.js e o código dela está no meu github em giggio/customcode. Quer contribuir, está faltando algo, bora fazer mais código livre!

Espero que curtam.

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.