Hoje tivemos vários anúncios interessantes no Microsoft Build 2018. Vou resumir alguns aqui.

Fizemos também uma live no Youtube da Lambda3, caso você queira nos ver comentando sobre eles:

O keynote começou filosófico, com várias discussões filosóficas. E não começou com o Satya, mas com uma mulher, super técnica, já acelerando! Microsoft como sempre dando o exemplo na inclusão de grupos sub representados na TI.

O assunto que dominou o keynote foi AI, seguido de IoT, DevOps, e Kubernetes, ou seja, tudo que tenha a ver com Azure. Você pode assistir o keynote online no site de dev da Microsoft.

Um dos anúncios mais interessantes foi o projeto Kinect para o Azure.

E muito IOT!

E muita inteligência artificial!

Outra coisa muito curiosa foi o fato de que a Alexa vai rodar no Windows 10 nativamente, e a Cortana vai rodar direto nos devices da Amazon, junto com a Cortana.

Dois novos projetos de realidade mista, que vem junto com a computação holográfica e o Hololens foram anunciadas, chamadas Microsoft Remote Assist e Microsoft Layout.

E na frente de AI e IoT juntos foi anunciada uma parceria com DJI para fazer drones industriais que fazem análise com AI. O case é mega interessante e as demos foram incríveis.

Teve menos coisas de dev, e ainda assim foram muitas.

Os anúncios de dev não foram feitos no keynote, mas foram em torno do .NET Core, que teve a versão 2.1 RC1 anunciada:

E o .NET Core 3.0 foi anunciado, assim como seu suporte a apps desktop. Mas está longe ainda.

A versão 2.1 RC1 está com uma licença de go live, ou seja, você já pode ir pra produção com suporte da Microsoft. Além de toda a conveniência, ainda temos ganhos de desempenho.

O Visual Studio 2017 15.7 foi anunciado, assim como o VS 15.8 preview 1. Tudo indica que o C# 7.3 também foi anunciado, mas no anúncio não diz, preciso confirmar. Estava dito num preview anterior.

E o Visual Studio for Mac 7.5 também foi anunciado.

Várias novidades sobre o Live Share, que agora entrou em public preview:

Houve também o anúncio, fora do keynote do Azure Blockchain Workbench.

E agora a Microsoft anunciou uma CDN própria. É um projeto bastante ambicioso.

O AKS mudou de nome, agora se chama Azure Kubernetes Service, mas ainda AKS. E várias evoluções foram anunciadas, inclusive que nas próximas semanas estará pronto, ou seja, será o único serviço gerenciado público de Kubernetes no Brasil.

E uma funcionalidade que é quase nova é o DevSpaces pro AKS, que já havia sido anunciado no Connect(); ano passado com o nome de Azure Connected Environment. Eu já testei o serviço e realmente é incrível. A demo foi engraçada, porque o microfone do Hanselman parou de funcionar e o Scott Gu o ajudou:

E uma nova funcionalidade do Visual Studio chamada IntelliCode foi anunciada. Ainda está em preview e disponível gratuitamente pra todos via uma extensão. Ela utiliza inteligência artificial para fazer sugestões de código. É bem interessante.

Uma biblioteca para Machine Learning para .NET foi anunciada, chamada ML.NET. Você a encontra no github dotnet/machinelearning.

E o App Center agora está no marketplace do Github, e todo o processo de ALM ficou bem mais simples com isso:

Fora o amor da Microsoft da Microsoft por Open Source, novamente reiterado. Eles anunciaram que a Microsoft é o maior contribuidor corporativo para FOSS no Github. O open source venceu, mesmo. Que tempos, pessoas!

E finalmente será possível rodar controles UWP no Windows Forms e no WPF. Isso quer dizer que essas apps em algum momento poderão usar o Edge em vez do IE para webview, o que é bem vindo.

Esse não foi um resumo completo de tudo que foi anunciado hoje, até porque o evento ainda está acontecendo e novos anúncios estão acontecendo a cada segundo. Foram os pontos que eu particularmente mais gostei e acho que vocês vão tirar valor também.

Gostaram? Estão acompanhando o evento?

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.