Sexta-feira passada eu confirmei que o FluentNHibernate e o FluentMigrator estavam funcionando, com versões de pre-release, com o .NET Core. Entre ontem e hoje saíram os updates oficiais, as versões 2.1.1 do FluentNHiberante e 2.0.0 do FluentMigrator (que logo depois teve a 2.0.1 publicada).

Outra coisa legal é que o FluentNHibernate atualizou a dependência deles pra última versão do NHibernate, a 5.1.1.

Então, esse post é só pra contar pra vocês que eu atualizei o projeto de exemplo pras versões estáveis, e que tudo está funcionando. O arquivo de NuGet.config que eu havia criado com os feeds instáveis foi removido.

Além disso, esse post é feito em um momento marcante, é um marco. Nesse momento temos versões estáveis de todas as bibliotecas e ferramentas necessárias para utilizar um ORM alternativo ao Entity Framework, caso essa seja sua intenção. Até o momento sofríamos com ORMs mais simples, ou com o EF ainda em desenvolvimento. Não mais. Agora, funcionalidades como mapeamento MxN e lazy loading estão disponíveis para .NET Core, com a qualidade que estamos acostumado. E tudo open source. Bora comemorar!

O que está pendente: validar os outros drivers, e cenários mais complexos. Se vocês já atualizaram os projetos de vocês, e testaram esses cenários, contem aqui nos comentários. O erro que comentei no FluentMigrator persiste, e criei uma issue pra eles acompanharem.

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.