Sexta-feira passada eu confirmei que o FluentNHibernate e o FluentMigrator estavam funcionando, com versões de pre-release, com o .NET Core. Entre ontem e hoje saíram os updates oficiais, as versões 2.1.1 do FluentNHiberante e 2.0.0 do FluentMigrator (que logo depois teve a 2.0.1 publicada).

Outra coisa legal é que o FluentNHibernate atualizou a dependência deles pra última versão do NHibernate, a 5.1.1.

Então, esse post é só pra contar pra vocês que eu atualizei o projeto de exemplo pras versões estáveis, e que tudo está funcionando. O arquivo de NuGet.config que eu havia criado com os feeds instáveis foi removido.

Além disso, esse post é feito em um momento marcante, é um marco. Nesse momento temos versões estáveis de todas as bibliotecas e ferramentas necessárias para utilizar um ORM alternativo ao Entity Framework, caso essa seja sua intenção. Até o momento sofríamos com ORMs mais simples, ou com o EF ainda em desenvolvimento. Não mais. Agora, funcionalidades como mapeamento MxN e lazy loading estão disponíveis para .NET Core, com a qualidade que estamos acostumado. E tudo open source. Bora comemorar!

O que está pendente: validar os outros drivers, e cenários mais complexos. Se vocês já atualizaram os projetos de vocês, e testaram esses cenários, contem aqui nos comentários. O erro que comentei no FluentMigrator persiste, e criei uma issue pra eles acompanharem.