Tela de conclusão de instalação do preview 2

Acabo de notar que o preview 2 do ASP.NET Core está liberado e você já consegue experimentá-lo. O anúncio oficial ainda não foi feito, mas como a informação é pública, todo mundo percebe.

Aqui algumas evidências:

E pelo visto o .NET CLI também já foi atualizado. O PR pro preview 2 parece ter sido integrado 4 horas atrás na branch release/2.1.3xx. Pros super adiantados, já dá pra pegar os instaladores na própria home do projeto, olhando a branch certa.

Eu fiz a instalação e ele já sugere o VS 2017 15.7, que teve seu terceiro preview liberado hoje. Ao instalar, ele instalou o preview 2, build 8530. Mas não dá pra saber se o cli vai sofrer novas atualizações até o update final.

Tela de conclusão de instalação do preview 2

Ao criar um projeto com “dotnet new mvc” usando esse novo cli o projeto criado já utiliza as versões do preview 2 que mencionei acima, especificamente a Microsoft.AspNetCore.App, versão 2.1.0-preview2-final.

Experimentei o 2.1 preview 2 com o Visual Studio 15.7 preview 3, e ele funcionou perfeitamente. Criei um projeto ASP.NET Core, e o Visual Studio ofereceu a opção do ASP.NET Core 2.1, como vocês podem ver na imagem abaixo.

Tela do VS de criação do projeto com versão 2.1 selecionada

Tela do VS de criação do projeto com versão 2.1 selecionada

A versão final do preview 2 já está em 91%, segundo a milestone do Github.

Caso você queira experimentar, vá em frente, mesmo sem garantias de que esse é o preview final (talvez seja um preview do preview), o .NET CLI permite instalações lado a lado com zero impacto sobre o seu ambiente. Pra facilitar os testes, recomendo o uso do “dotnet sdk”, que você baixa no repo faniereynders/dotnet-sdk-helpers.

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.