Imagem de pessoas da Lambda3 sorrindo

Em 2017 o podcast da Lambda3 completou um ano. Ele foi lançado em 29 de Abril de 2016 como uma experiência. Não sabíamos se a ideia ia pegar na Lambda3, não sabíamos se teríamos público, se saberíamos editar ou mesmo se teríamos tempo. No fim das contas deu tudo certo. O podcast cresceu tanto em público quanto em qualidade. Hoje contamos com os amigos da LuppiArts cuidando da edição do áudio, o que liberou o time de editores internos da Lambda3 pra atividades de organização dos episódios e da pauta como um todo.

Entregamos 51 episódios e alcançamos o número de 75 episódios publicados!

O números do podcast da Lambda3 em 2017

Neste último ano os episódios do podcast da Lambda3 foram baixados 359 mil vezes. O primeiro semestre manteve uma média de 20 mil downloads, já no segundo semestre a média dobrou, foram cerca de 40 mil downloads, e a média do ano ficou em 30 mil downloads. O ano terminou com os episódios de dezembro dobrando os downloads de novembro, com 70 mil downloads, e isso considerando que tivemos um episódio a menos: tiramos a última semana do ano pra descansar, e não teve episódio.

Além do crescimento ao longo de 2017, em comparação com 2016 os números são ainda mais expressivos. A média de downloads de 2016 foi de 5 mil downloads, e o episódio mais ouvido até o fim de 2016, que foi o de Docker (#1), tinha 2.300 downloads. Já em 2017 o episódio mais ouvido foi o de Angular, que teve mais de 10.000 downloads, e o segundo mais ouvido, sobre Rust (#66), ficou próximo com cerca de 10.000 downloads até a data de publicação desse texto. Ambos os episódios são técnicos, o que faz sentido, a maior parte do nosso público é feito de pessoas que trabalham com tecnologia. Estes também são, até o fim de 2017, os episódios mais ouvidos no podcast.

O episódio não técnico mais ouvido em 2017 foi sobre o que abordou o Manifesto de diversidade na tecnologia (#65), que você encontra no diversidade.tech, com 9 mil downloads, seguido pelo de Fear of Missing Out (#67) e o de Veículos autônomos (#69), com cerca de 9 mil donwloads também.

Feedback recebido!

Temos recebido muito retorno das pessoas que ouvem e acompanham nosso podcast. Se tornou comum encontrar pessoas que curtem o podcast em eventos, meetups, e happy hours. Temos recebido muitos contatos via Facebook, Twitter, comentários nos posts, e e-mail. Vocês continuam a discussão dos nossos episódios, levam os temas a novas reflexões, e até a nos ajudar a planejar eventuais continuações de temas que ainda têm espaço pra discussão. Por isso tudo, muito obrigado! Nós iniciamos o podcast porque gostamos de compartilhar conhecimento, é algo que fazemos de forma natural e colaborativa, e é muito gratificante encontrar pessoas que gostam do nosso conteúdo. Sem dúvida vocês nos motivam a fazer episódios cada vez melhores.

E se você ficou curioso sobre como esse podcast surgiu, no episódio número 50 contamos a História do podcast da Lambda3. Neste episódio contamos com os 5 editores do podcast à época de sua gravação, como a ideia surgiu, como começamos devagar, e como o podcast foi evoluindo.

Melhoria da qualidade

Quando o podcast iniciou, gravávamos com headsets de computador, utilizando um software simples e freeware, dentro da nossa sala de reunião principal, e se você ouvir os primeiros episódios vai notar o eco, e algum ruído de fundo (que fazíamos de tudo pra tirar depois na edição, com Audacity). Depois compramos uma mesa de som e microfones profissionais, e construímos um estúdio, que você vê em diversos episódios, onde postamos as fotos das pessoas que estavam gravando. A partir do número 53, sobre Mr. Robot, em Julho de 2017, passamos a contar com um time de edição profissional, feito pela LuppiArts, e demos outro salto de qualidade.

Até então, a edição era feita pelas próprias pessoas da Lambda3. Somos pessoas naturalmente curiosas, fomos atrás de um monte de informações, e acreditamos que fizemos um bom trabalho até então. Com o reforço da edição profissional, unida à locução profissional em pontos estratégicos dos episódios, a qualidade deu outro salto. Esperamos que vocês tenham notado e sigam curtindo!

Que venha 2018!

2018 já começou com tudo, já temos dois episódios no ar, e vamos seguir publicando semanalmente o conteúdo que tanta gente gosta de ouvir. Não perdemos uma única data em 2017, e vamos seguir no mesmo ritmo em 2018, podem contar com mais cinquenta e poucos episódios nesse ano, quando completaremos 2 anos, e mais de cem episódios!

Caso você queira discutir conosco sobre algum assunto, não deixe de entrar em contato conosco, nos mande suas ideias. Vários assuntos que foram pro ar neste último ano foram sugestões de ouvintes. Você pode falar conosco pelo email [email protected], via Facebook, Twitter, ou comentar nos posts.

E não deixem de nos avaliar no iTunes, é bastante importante para ajudar a destacar o podcast por lá. Se ainda não nos nos deu suas estrelinhas, sempre dá tempo.

Nos ouvimos por aí!

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.