Se você trabalha com desenvolvimento mobile já deve ter visto a quantidade de ferramentas disponíveis no mercado para instrumentar e/ou automatizar sua aplicação, seja ao realizar build + release, acompanhar a aderência dos usuários ou até mesmo bugs ocorridos no app.
Gerenciar tudo isso em vários lugares diferentes parece um pesadelo mas temos uma forma de solucionar isso com o Visual Studio App Center!

Desde o ano passado, quando ele ainda estava em preview e se chamava Visual Studio Mobile Center, venho acompanhando a evolução e as facilidades que ele traz no dia a dia de desenvolvimento do projeto em que atuo aqui Lambda3. Basicamente, ele reúne vários serviços em um único produto: buildar, testar, distribuir, monitorar nossos aplicativos móveis bem como adicionar, de modo simples, serviços de nuvem no back-end e push notifications. Descartando a necessidade de termos várias ferramentas distribuídas para realizar esses serviços.

O mais bacana é que a Microsoft possibilitou sua utilização para vários tipos de plataformas, assim temos suporte a Objective-C e Swift (iOS), Java e Kotlin (Android), Xamarin, React Native, UWP e ainda macOS, tvOS e Cordova. Tendo isso em mente, vamos ver de forma mais detalhada os principais serviços disponíveis:

Ciclo de Vida

Build
Conseguimos nos conectar ao GitHub, Bitbucket ou VSTS, gerenciar o código em um repositório Git, gerenciar as branchs e ainda gerar uma build automática para cada código integrado. Tudo isso com alguns cliques.

Vale a pena pontuar que não é necessário um macOS para criar seus aplicativos para iOS no AppCenter .


Test Cloud

Oferece um serviço de automação de testes, que podem ser executados em centenas de modelos de dispositivos exclusivos e configurações de sistemas operacionais diferentes, hospedados em algum datacenter da Microsoft. Sim, são dispositivos reais que nos fornecem uma aproximação maior do ambiente dos nossos usuários õ/

Ele também efetua a captura de tela no último estado do app, dessa forma se ocorrer algum erro durante a execução do teste fica mais fácil entender o que ocorreu junto com o stacktrace que é disponibilizado. Realmente vem com a ideia de substituir o Xamarin Test Cloud.

Suporta os frameworks mais populares de testes:

  • Appium – Várias linguagens
  • Espresso – Java
  • Calabash – Ruby
  • Xamarin.UITest – C#

Para aqueles que gostam de se aventurar e fazer algo diferente, os testes também podem ser iniciados pela ferramenta CLI ou REST APIs.

Distribuição
Disponibilização do aplicativo para testers, possibilitando o gerenciamento de grupo de usuários e download sem passar pela loja, notificando os envolvidos sempre que houver uma nova versão para ser validada. Vindo para substituir a utilização do HockeyApp.


Push Notifications
 [Preview]
Com o App Center Push é possível otimizar a experiência do usuário da sua aplicação com notificações push atualizadas e atualizações de dados.
A ideia é que em passos simples, criemos uma nova notificação de envio, adicionando um título, mensagem, público-alvo e pronto.
 

Monitoramento

Analytics
Permite entender melhor os usuários finais e os padrões de utilização do aplicativo. Através dele, pode obter informações como número de usuários diários/semanais/mensais, duração da sessão, principais dispositivos, versões de S.O. entre outras. Além disso, é possível ter eventos personalizados para coletar dados de análise comportamental.

Who? What? Where? When? Why? How?

Público-Alvo
Fornecer as principais métricas sobre os usuários que utilizam o aplicativo( dispositivo, localização, atividade, engajamento). Nos traz respostas para dúvidas como:

  • Devo traduzir meu aplicativo para outro idioma?
  • Meus usuários estão utilizando a última versão?
  • Posso remover o suporte da versão antiga?

Eventos Customizáveis
De acordo com a necessidade do negócio, nos auxilia em pontos como:

  • Quais são os conteúdos mais visualizados?
  • Quantas pessoas preenchem meu formulário e quantas desistem?
  • Qual a média de idade dos meus usuários?

Logs
Disponibilização de logs para garantir a integração com o App Center, loga início de sessões, crashes, eventos e suas propriedades.
Tudo com refresh automático a cada 3 segundos.

Crash [Preview]
Integre o SDK do App Center para coletar automaticamente falhas que ocorrem no aplicativo.
Os crashes são agrupados por causa comum, ordenados pelos mais frequentes e informando o arquivo + número da linha que o erro ocorreu (full stack trace).

Conclusão

Bom, a ideia deste post foi apenas dar um overview sobre o que o Visual Studio App Center tem a oferecer e facilitar o nosso trabalho. Ele ainda possui mais serviços como identity, tables, testes de unidade e etc que não irei abordar no momento mas você pode dar uma olhada na documentação deles.

Vocês utilizam ou já chegaram a testar o App Center? O que acharam? 🙂

Leia mais sobre o Visual Studio App Center em nosso blog, clicando aqui.

Imagens utilizadas no post: App Center,  Pexels

Letticia Nicoli