Entre os dias 18 e 22 de julho,nós participamos da The Developer’s Conference São Paulo, ou TDC SP para as pessoas íntimas.  

Além de ser um dos maiores eventos de tecnologia do país, a TDC faz parte da história da Lambda3 e nessa edição do evento em São Paulo não foi diferente. Nós estivemos presentes na coordenação de 9 trilhas, além de levarmos muito conteúdo para todas as pessoas que foram assistir as 21 palestras que apresentamos, buscando sempre discussões e trocas de conhecimento relevantes. Agora é hora de compartilhar com vocês um pouco dos nossos conteúdos, as trilhas que coordenamos, além de uma surpresa que reafirma nossa missão de fortalecer a comunidade de tecnologia através do compartilhamento constante de conteúdos relevantes. 

No primeiro dia do evento, estivemos presentes na coordenação das trilhas de Big Data (Emmanuel Brandão), Containers (Giovanni Bassi) e Modern Web (José Roberto Araújo). 

Falando em palestras, abrimos as atividades da TDC SP com a fala do Igor AbadeIntrodução ao Habitat, na trilha de Containers, um novo projeto de código aberto do Chef, que define a configuração, o gerenciamento e o comportamento do aplicativo em torno do próprio aplicativo, e não da infraestrutura em que o aplicativo é executado. Isso permite que o Habitat seja implantado e executado em vários ambientes de infraestrutura, como direto no computador, VM, containers e PaaS. Bateu uma curiosidade de saber um pouco mais? Dá pra encontrar a apresentação aqui embaixo:

 

Ainda no primeiro dia, rolou uma palestra do nosso desenvolvedor José Roberto Araújo na trilha de Modern Web, falando sobre orquestrar APIs com Azure Logic App e Azure Functions e logo em seguida o Giovanni Bassi apresentou sobre o compartilhamento de código entre frontend e backend com Node.js na trilha de Modern Web.

 

No dia 19/07, começamos na trilha de Agile Coaching com palestra da Angélica Canuto e do William Alves sobre as experiências vivenciadas dentro de projetos da Lambda3 no processo de transição de frameworks ágeis, do Scrum para o Kanban, e como a presença de Agile Coaches se destaca nessa jornada. Nessa trilha também tivemos a palestra do Victor Hugo Germano falando sobre frameworks de competências ágeis. 

 

Também estávamos presentes na trilha de Cloud, com a apresentação do Igor Abade sobre serverless computing no Microsoft Azure. 

Nosso grande destaque do dia foi na trilha de Xamarin, onde além da Letticia Nicoli falando sobre styles reaproveitáveis no Xamarin.Forms e o Mahmoud Ali apresentando ferramentas para tornar o Xamarin.Forms melhores com Prism, tivemos apresentações do desenvolvedor Vinicius Quaiato, fazendo uma introdução ao Xamarin, e o combo da Letticia e o Mahmoud mostrando como fazer a instrumentação completa para uma aplicação Mobile com Visual Studio Mobile Center.

.
 

Não bastando todo esse conteúdo compartilhado, ainda cuidamos da coordenação das trilhas de Node.js (Giovanni Bassi) e Agile Coaching I e II (Marcelo Leite) e Machine Learning (Gabriela Pieglie e Emmanuel Brandão).

Com tantas palestras e coordenações, nos demos o direito de tirar um diazinho para descansar, e retomamos nossas atividades no dia 21/07 coordenando a trilha Arquitetura.NET (Graziella Bonizi e Vinicius Quaiato) e muitas outras palestras.

O Giovanni Bassi marcou presença na trilha de JavaScript com a palestra de introdução ao Async e Await, que foi repetida na trilha de JavaScript II, e .NET com cointêneres Windows e Linux na trilha de Arquitetura .NET, que também contou com as apresentações Graziella Bonizi dobre DDD Aplicado, do Abner das Dores e do Igor Abade sobre Microsserviços .NET no Azure e o José Roberto de Araújo falando sobre a arquitetura dos sonhos para a plataforma .NET. 

 

Na trilha de Infraestrutura Ágil, o Igor falou sobre gerenciar infraestrutura como código, deixando de lado manuais de implementação que ninguém lê, e essa palestra também foi uma das atrações da trilha Stadium, junto com a apresentação do Giovanni que aconteceu na trilha de Arquitetura .NET. 

Ufa! Quem vê essa correria e a quantidade de conteúdos compartilhados e trilhas coordenadas, imagina que não ia sobrar energia pro último dia do evento, mas até nós nos surpreendemos. A Letticia Nicoli, do nosso time de desenvolvedoras, coordenou a trilha .NET, onde o Giovanni apresentou sobre .NET Core, ASP.NET Core e .NET Standard 2.0, enquanto o Victor Hugo estava na trilha de Agile abrindo o jogo sobre tudo que não te contaram sobre entregar projetos ágeis. 

A surpresa que coroou o fim da conferência para a gente foi descobrirmos que um dos nossos sócios e desenvolvedores, o Giovanni Bassi, foi escolhido para receber o prêmio de TDC Rockstar, sendo reconhecido pelos anos de contribuição ao evento, compartilhamento de conteúdo e relevância dentro da comunidade de tecnologia. 

E você, chegou a hora de compartilhar com a gente quais foram os seus momentos preferidos do eventos, as palestras que tiveram destaque na programação, além de deixar sua opinião sobre as nossas atividades. Ficou com alguma dúvida? Também não deixa de compartilhar com a gente! 

Acompanhe a Lambda3 no TwitterFacebook e Instagram!

Além disso, toda semana temos episódios inéditos do nosso podcast no ar! 

Ana Paula Maia