Sharepoint logo com teams

Aqui na Lambda3 estamos usando bastante os grupos do Office365. Eles são bastante úteis. Quando você cria um grupo você ganha um planner, ganha um site para compartilhar docs, wiki, etc, ganha o Microsoft Teams (um chat bonitão), e ainda ganha um e-mail para o time utilizar. É bem legal, mesmo.

O nosso podcast tem um grupo. E eu queria compartilhar um arquivo de 2GB com um usuário externo. Não sabia como fazer, porque ele não deixava. Mesmo as configurações de compartilhamento com usuário externo estando habilitadas ele não liberava. Descobri que precisava habilitar isso via script. Aqui os passos que fiz, pra vocês que podem querer fazer, ou pra mim, no futuro. (olá Giovanni do futuro, tudo bom? Já temos carros auto guiados?)

A base de tudo está neste artigo do suporte do Office. O problema é que ele diz pra usarmos o cmdlet do Powershell Set-SPOSite, e eu não tinha esse cara disponível. Descobri que ele faz parte do SharePoint Online Management shell. Achei ele disponível neste link do Technet aqui.

Então, passo a passo:

  • Baixe o módulo do Powershell aqui;
  • Rode os scripts deste link para conectar sua sessão do PowerShell ao SharePoint;
  • Rode esse comando, conforme especificado nestes docs:
Set-SPOSite -Identity https://contoso.sharepoint.com/sites/site1 -SharingCapability ExternalUserSharingOnly 

Com isso, a opção Anyone deve ficar disponível, assim:

Share Anyone

É isso. Espero que ajude alguém.

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.