Azure WebJob executando local

Uma dúvida bastante comum no desenvolvimento de Azure WebJobs é como testá-lo ou executá-lo localmente, para fazermos alguma verificação.

A resposta para isso é bastante simples, dado que o WebJob nada mais é do que uma aplicação console. Basta executarmos o projeto do WebJob localmente em Debug.

O Webjob de exemplo que criei é bastante simples, tudo que ele faz é exibir uma mensagem da Fila (Queue) do Azure no console:

public class Functions
{
    public static void ProcessQueueMessage([QueueTrigger("filapost")] string message) => 
        Console.WriteLine(message);
}

Adicionando itens na Fila para executar o WebJob

Dado que a function do nosso WebJob é invocada quando novos itens são adicionados em um Fila (Queue) do Azure, vamos adicionar alguns itens nesta fila utilizando o Azure Storage Explorer.

Azure Storage Explorer Fila com mensagens

Azure Storage Explorer Fila com mensagens

Agora nosso Webjob já tem itens para consumir quando for executado.

Executando um Azure WebJob localmente

Executar um Azure WebJob localmente é algo bastante simples, basta iniciarmos uma nova instância em Debug, como mostrado abaixo:

WebJob Debug start new instance

WebJob Debug start new instance

Você também pode simplesmente clicar em Start no Visual Studio se o WebJob for o projeto inicial da sua solution, ou usar a estratégia acima caso o projeto incial já esteja executando (uma app web de backend talvez) e você precisar iniciar o WebJob para interagir com ela.

E com isso temos nosso Azure WebJob rodando localmente, com a possibilidade de debug e análise do que está acontecendo antes de iniciarmos o processo de deploy para o Azure.

Azure WebJob executando local

Azure WebJob executando local

Se você ainda não conhece Azure WebJobs dê uma olhada aqui nessa palestra online que eu apresentei há algumas semanas;

Por hoje é isso pessoal, abração!

Vinicius Quaiato