azure api app

Azure Api App continua sendo o foco dos posts e vídeos que tenho feito nos últimos dias.

Hoje vamos iniciar de fato o assunto do nosso titulo, com uma visão geral e introdução. Ao longo dos posts vamos avançando no assunto e vamos falar de escalabilidade e gerenciamento de um Api App.

Se você não viu os dois primeiros posts e vídeos, você pode conferir clicando aqui.

Azure Api App

Plataforma como um serviço que fornece recursos que tornam mais fácil o desenvolvimento de sua API Rest, deixando você focar no seu código, sem precisar se preocupar com infraestrutura, segurança e conectividade.

Porque usar?

Poderíamos ficar muito tempo aqui vendo quais são os motivos para utilizar o Azure Api App, porém vou listar apenas alguns motivos que também estão listados na documentação oficial.

  • Utilizar sua API já existente sem nenhuma modificação
  • Consumo fácil
  • Controle de acesso
  • Integração com Visual Studio
  • Integração com Logic Apps
  • Proveito de recursos de Web App e App Service.

Azure Resource Group

São criados automaticamente quando estamos criando um recurso do Azure seja ele uma máquina virtual, app service, base de dados.

Fornecendo controle de acesso e gestão de custos para uma coleção de recursos que são obrigatórios para rodar uma aplicação, ou que são utilizados por clientes ou departamentos dentro do portal do Azure.

Existe uma tecnologia chamada Azure Resource Manager que trabalha de background fazendo toda a administração dos recursos.

No mês de Maio de 2016 realizei uma apresentação no Mobile & Cloud Hack Days onde eu falei sobre Azure Resource Manager – (ARM), você pode conferir a apresentação clicando aqui.

Azure App Service Plan

Representa uma coleção de funcionalidades que podem ser compartilhadas através de recursos dentro do Azure App Service.

Existem 5 camadas de preços quando falamos de Service Plan:

  • Free
  • Shared
  • Basic
  • Standard
  • Premium

Cada uma dessas camadas possui seus próprios recursos e capacidades, os recursos que estão na mesma assinatura do Azure, podem utilizar a mesma camada de Service Plan, compartilhando funcionalidades, recursos e capacidades.

Api Apps e API Magement

Azure Api App e Azure Api Magement são serviços que se completam, onde você pode utilizar os recursos em conjunto.

O Azure Api Magement como o próprio nome já diz, realiza o gerenciamento de uma API REST, onde você adiciona um front-end que possibilita o monitoramento e restringir o uso, manipular a entrada e a saída, consolidar várias APIs em um ponto de extremidade. As Api’s que são gerenciadas pelo API Magement podem ser hospedadas em qualquer lugar, não necessariamente o Microsoft Azure.

O Azure Api App trata da hospedagem de APIs, incluindo recursos que facilitam o desenvolvimento e o consumo de APIs.

Abaixo deixo um diagrama que ilustra o API Magement usado para APIs hospedadas em aplicativos de API e em outros lugares

Azure api management

Azure api management

Azure Api App vídeo

Seguindo a tradição dos últimos artigos, gravei um vídeo onde vamos ver na prática como criar um API Apps e ter uma breve introdução aos pontos iniciais dessa plataforma.

Referências:

Nicolas Takashi Cavalcante da Silva

Desenvolvedor, blogueiro, palestrante, entusiasta de open source e desenvolvimento ágil, gosta de sempre de aprender e ensinar, viciado por tecnologia web e todo o ecossistema .NET