Fala pessoal, tudo bom?

Você, desenvolvedor de aplicativos para dispositivos móveis, sabe responder as seguintes perguntas?

  • Como os usuários estão usando seus aplicativos?
  • Sabe quem são usuários que estão usando-os?
  • Ou melhor, sabe quem são usuários que estão deixando de usar seus apps?

Se a maioria de suas respostas forem “não“, não se preocupe, essas são perguntas não tão fáceis de se responder.

No post de hoje, vou falar sobre Mobile Engagement.

Mobile Engagement

Quantos aplicativos você tem instalados no seu celular? 10? 20? 50?
Agora, pare por 10 segundos e pense: “Quantos deles realmente eu uso?””
É um número bem diferente né?
Para quem desenvolve aplicativos para dispositivos móveis, isso é algo que deve-se pensar e trabalhar muito.
Veja no gráfico abaixo, uma pesquisa que mostra uma media de quantos apps um usuário usa em um dia.

Gráfico "Average Number of Apps Used per Day"

Source: Millward Brown

Se olhar agora quantos apps estão instalados no meu smartphone, tenho certeza que são bem mais do que 20. Desses 20+, devo usar uns 5, que é o que o gráfico mostra sobre a maioria das pessoas. Isso me faz pensar:

Como fazer para que meu app não caia no esquecimento do usuário?

Existem muitas técnicas para se trabalhar que ajudam no engajamento de usuários. Vou falar um pouco sobre algumas delas.

Push notification

Será que push notification é uma saída? Se não usado de uma forma inteligente, incomodará os usuários. Tenha uma boa estratégia para não obter resultados inesperados.

Aplicativos são usados de formas diferentes por diferentes usuários. Não faz sentido enviar os mesmos pushs para todos eles, certo? Crie segmentos para isso, com uma boa estratégia, o push notification pode ser um dos melhores recursos para animar usuários ou até mesmo lembrá-los que seu app ainda está ali.

In-app campaigns

Sabe quando você está navegando por um aplicativo, por exemplo um e-commerce, e ao passar o dedo na tela para fazer o scroll uma mensagem de alguma promoção aparece?

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Ou também, quando está jogando no smartphone e desbloqueia algo.

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Essas mensagens são chamadas de In-app message.

É possível criar campanhas com esse tipo de recurso. Nesse caso, com campanhas, teríamos o que é chamado de In-app campaigns.

Como acontece com push notifications, se essas campanhas não forem usadas “de uma forma correta”, o resultado pode não ser o esperado.

É praticamente impossível trabalhar com in-app campaigns e push notifications sem uma boa ferramenta de analytics nos fornecendo dados de uso para que seja possível criar segmentos e engajar usuários de uma forma mais focada.

Analytics

Você consegue imaginar o que poderia fazer se tivesse informações em tempo real do uso de seu aplicativo? Informações do tipo:

  • Quantos usuários estão ativos nesse momento?
  • Em que páginas eles estão?
  • Aonde esses usuários estão?

Ter informações sobre o uso do aplicativo pode ser o diferencial que fará você sair na frente de um concorrente, ganhar mais usuários ou manter os usuários atuais. É importante conseguir responder quem está usando, quando está usando e como está usando seu app. Com esse tipo de dados em mãos, facilita criar segmentos de usuários, estratégias de push notification e in-app campaigns.

Um ponto importante é que nada disso que foi falado será valido se seu aplicativo não tiver um foco ou for difícil de usar. Tenha foco no objetivo principal do seu negócio.

Foco

Usuários desinstalam aplicativos por usarem pouco, mas também existem usuários que deletam o app por usarem de mais.

Eu sei, é entranho, mas acontece.

Existem alguns pontos que devem ser tratados com cuidado durante o desenvolvimento de um app, como por exemplo, foco na principal feature que o aplicativo deverá possuir.

Imagine um aplicativo de chat. Por que você instalaria um aplicativo de chat?

Ué, para conversar com as pessoas.

Exato! Por que esse é o objetivo de um aplicativo de chat. Foque no objetivo e dedique o maior tempo possível para fazer com que o foco do negócio seja implementado de uma forma simples e fácil para o usuário.

Conclusão

Não vou mentir e falar que seguindo um tutorial na internet será possível fazer tudo isso que disse nesse post. Obter esse tipo de dados e transformá-los em informações valiosas para o negócio não é algo simples. Digo mais, conseguir isso é colocar o aplicativo em um patamar profissional.

Wennder, então você está nos desencorajando?

Nada disso!

Existem algumas ferramentas que nos ajudam a implementar de uma forma mais fácil e automatizada isso que chamamos de Mobile Engagement.

Uma ferramenta que venho usando e tenho gostado bastante é o Azure Mobile Engagement, vou falar um pouco sobre ela nos próximos posts.

Era isso que queria falar hoje, até o próximo post!

Referências

Study: Mobile Apps For Engagement, Mobile Web For Research & Comparisons

Four Strategies for Mobile Apps Re-Engagement 

9 Non-Spammy In-App Messaging Campaigns Your Users Want to See

Wennder Santos