(UPDATE 09/07/2016: Slides das palestras de .NET e Testes disponíveis no corpo do post)

Pessoal, nesta semana começa a edição de 2016 do The Developers Conference (TDC) em São Paulo.

Mais uma vez terei o privilégio de poder palestrar nesse que já é um dos maiores eventos (se não o maior evento) para desenvolvedores do Brasil. Será que vamos nos encontrar lá?

Minhas palestras

Neste ano irei ministrar palestras em quatro trilhas diferentes. Eis os assuntos que apresentarei ao longo da semana:

Trilha .NET (quarta-feira, 06/07)

Suporte a macros na sua aplicação com PowerShell (15:10 – 16:00)

Já pensou em oferecer suporte a macros na sua aplicação, como fazem as aplicações do Microsoft Office? Ou permitir que seu usuário customize seu ERP usando… PowerShell? Venha aprender nesta palestra como embarcar o PowerShell *dentro* de sua aplicação para usá-lo como linguagem de macro.

Trilha DevOps .NET (quinta-feira, 07/07)

Build Noturno + Pipeline automatizado: Seus novos melhores amigos  (12:10 – 13:00)

Integração Contínua é uma excelente ferramenta para melhoria da qualidade de um time de desenvolvimento, mas não resolve todos os problemas – entre outras coisas porque não dá tempo de rodar todos os testes durante CI! Venha ver nesta palestra como configurar um build noturno que tira proveito de ferramentas de automação de pipeline de release para fazer provisionamento automático de ambientes e execução de testes automatizados com VSTS, Release Management e ambientes Azure (IaaS e PaaS)

Trilha Testes (sexta-feira, 08/07)

Testes Exploratórios não são sinônimo de bagunça! (11:30 – 11:45)

Para muita gente teste exploratório é sinônimo de algo sem processo nem organização – apenas um pretexto para sair navegando pela aplicação e tentar achar algum erro. Nada mais longe da verdade! Venha ver nesta palestra como um simples plugin no Chrome pode ajudar a organizar seu processo de testes exploratórios, ajudando na coleta e registro de evidências.

Trilha Testes II (sábado, 09/07)

Acelere – e melhore! – o feedback com testes automatizados rápidos (11:25 – 12:00)

Muita gente acredita que automação de testes é um Santo Graal e que Selenium é a resposta a todos os problemas de qualidade em aplicações Web. Mas se seus testes forem lentos e frágeis, de que eles servem? Venha ver como usar ferramentas como PhantomJS e Web Performance Tests para acelerar e simplificar a execução de testes automatizados de apps Web.

#Partiu TDC?

Vai ao evento? Quer trocar ideias sobre esses e outros assunto ligados ao tema de Desenvolvimento de Aplicações? Então nos procure no espaço da Lambda3 lá no evento. Eu e outros Lambdas estaremos por lá – vai ser um prazer recebê-los!

Um abraço,
Igor

(Cross-post de http://www.tshooter.com.br/2016/07/04/minhas-palestras-no-tdc-2016-de-sao-paulo/)

Igor Abade

Igor Abade V. Leite ([email protected]) é Microsoft MVP (Most Valuable Professional) de Visual Studio ALM desde 2006. Palestrante em diversos eventos da comunidade de desenvolvimento de software (TechEd Brasil, The Developers’ Conference, DevOps Summit Brasil, Agile Brazil, Visual Studio Summit, QCON e outros), é também autor de artigos em revistas e sites como o MSDN Brasil. Desde março de 2011 é um dos sócios da Lambda3, uma consultoria especializada em ALM, desenvolvimento de software e treinamentos. Siga-o no Twitter @igorabade.