Há cerca de um ano e meio atrás, fiz um post aqui no blog apresentando o TFS 2015. Pois bem, passado esse período, o time de produto do TFS/VSTS acabou de lançar o TFS “15” Preview (nome temporário). Ainda não se sabe qual será o nome final do produto, mas vale a pena já falar um pouco sobre seu processo de instalação. E claro se você tiver curiosidade, saber também quais serão as features disponíveis na nova versão do produto.

A ideia desse post é mostrar somente as novidades do processo de instalação (a grosso modo não muda muito ao atual). Desse modo o post não fica muito maçante e estará priorizando o que realmente importa. Então sem mais, vamos trabalhar! 😀

Primeira novidade: Tamanho da ISO de instalação

Sim, pode acreditar. A ISO de instalação do TFS “15” Preview baixou para incríveis 326 MB e o Wizard está cada vez mais inteligente!

ISO do TFS "15" Preview

Segunda novidade: Tipo de instalação

O processo de instalação, como disse acima, está bem mais inteligente sobre dois aspectos superimportantes:

  • No momento da instalação, o Wizard irá te perguntar sobre qual tipo de instalação você quer executar (nova ou Upgrade). O processo atual de instalação requer que você o escolha como primeira opção.

Wizard do TFS "15" Preview

  • Também no momento da instalação, o Wizard irá te perguntar se você deseja uma instalação “Basic” ou “Advanced”. Também no processo atual de instalação essa opção é escolhida em seu início.

Wizard do TFS "15" Preview

Terceira novidade: SSH Nativo

Nessa nova versão do produto (na verdade desde a versão TFS 2015 Update 3, o time de produtos está disponibilizando suporte nativo às conexões SSH. Durante o processo de instalação, haverá uma tela no Wizard demonstrando essa configuração.

TFS "15" Preview Wizard - Configuração SSH

Quarta novidade: Code Search extension

Outra novidade no processo de instalação refere-se à configuração do “Code Search” extension (recurso já existente no VSTS). Para tanto, no momento da configuração há a necessidade da instalação do Oracle JRE 8 Update 20 or HigherMas não se preocupe, caso você opte pela sua instalação, o processo fará o download automaticamente.

TFS "15" Preview Wizard - Instalação do Code Search

No momento da finalização do Wizard de instalação, será solicitada a instalação do Oracle JRE

TFS "15" Preview Wizard - Instalação do Oracle JRE

Quinta e última novidade: New work item form

A partir da versão TFS “15” Preview, é possível a escolha da utilização (ou não) do novo formulário de Work Item. Para tanto, basta fazer essa configuração na respectiva Collection.

TFS "15" Preview - Configuração do new work item form

Para finalizar, é superimportante citar que as configurações de SSH e Code Search são instaladas como serviço e, portanto, vão necessitar de uma atenção especial do administrador do TFS.

TFS "15" Preview - Novos serviços

Bem pessoal, por hora essas foram as primeiras impressões sobre a instalação do TFS “15” Preview. Todos sabemos que esse assunto será intensamente discutido e logo mais vamos falar muito dele aqui no blog.

Espero que tenham gostado.

Até o próximo post.

Vinicius Moura.

Vinicius Moura

Consultor ALM na empresa Lambda3. Formado em Tecnologia da Informação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP. Certificação Microsoft 70-512 Visual Studio Team Foundation Server 2010, Administration