No último dia 6 de Julho de 2016 foi publicado a  mais recente atualização do Guia do Scrum, o Scrum Guide, ressaltando os 5 valores presentes no trabalho com Scrum. Você pode ler o artigo aqui!

Com isso, nós, agilistas da Lambda3 resolvemos escrever posts falando sobre os valores do Scrum. Semana passada o Giovanni Bassi escreveu sobre valores, fazendo um introdução ao tema (leia a série de artigos sobre o assunto aqui!). E hoje eu venho escrever especificamente sobre um desses valores: o compromisso ( em inglês, commitment).

Mas o que é “compromisso”? …. Compromisso é a forma, pública ou não, de se vincular, assumir uma obrigação com algum objetivo. Essa obrigação pode ser com você mesmo (um objetivo pessoal) ou pode envolver outras pessoas (uma meta de time).

imagesPois bem “… E se pensarmos no framework Scrum, o que significa “compromisso”? Compromisso significa estar vinculado com o trabalho e com as pessoas do seu time por vontade própria, estar empenhado em realizar as atividades e entregar os compromissos no prazo, atingindo metas. Ou seja, os membros de uma equipe ágil devem estar todos comprometidos com o sucesso, dispostos a trabalhar em conjunto, criando metas realistas que possam ser cumpridas. Metas direcionam o trabalho do time! E para que isso ocorra, todos devem participar, se comprometendo em realizar as atividades. Ou seja, você é parte de uma equipe e seu trabalho, realizado e integrado com o trabalho dos demais, cumpre a meta estabelecida.

Logo, podemos dizer, que utilizando Scrum você pode quebrar as metas em pequenos pedaços de desenvolvimento e interação, dando mais visibilidade sobre as entregas. O time terá uma estimativa mais realista sobre o seu trabalho, podendo definir metas mais adequadas e ter certeza de que cumprirá seus compromissos perante os stakeholders.

Portanto, estar comprometido com o seu trabalho, com as pessoas que trabalham com você é fundamental para o sucesso do projeto.

Comprometa-se com que o que você produz 😉

Annelise Gripp