É hora de comemorar 1 ano do canal VSTS Sprints. Uma ideia pensada há exatamente 1 ano atrás surgiu da vontade de entregar conteúdo sobre todas as features do VSTS. Junto com o meu amigo de comunidade Ricardo Serradas idealizamos entregar vídeos que explicassem cada uma das funcionalidades para que todos tivessem acesso à velocidade de entrega do time de produtos. Para quem não conhece tal velocidade de entrega, hoje em dia o time de produtos entrega em média 20 novas features a cada 21 dias.

Nossa aventura começou na Sprint 84 (hoje já estamos na Sprint 103), ou seja, hoje já passamos por 20 entregas com aproximadamente 180 novas funcionalidades.

Nesse momento de comemoração temos muito a agradecer à muitas pessoas que acreditam no nosso projeto e principalmente já contribuíram com vídeos, dicas e divulgações. Mas vamos falar um pouco dos desafios que enfrentamos dentro desse nosso primeiro ano e esperamos motivar mais pessoas a contribuir para a comunidade. Então vamos a eles:

Primeiro desafio: gravação dos vídeos em inglês

Sim, chegou um momento do canal (exatamente na Sprint 88) que percebemos a necessidade da gravação dos vídeos em inglês pois algumas pessoas que já tinham visibilidade do conteúdo e solicitavam a gravação dos mesmos. Sendo assim, fomos lá encarar o desafio e a dificuldade clara da língua e claro duplicar o nosso trabalho. Mas encaramos e seguimos em frente. 🙂

Segundo e maior desafio: A velocidade de entrega do time de produtos do VSTS

Hoje de longe é o nosso principal desafio. Para se ter uma ideia dessa velocidade, quando começamos a gravar os primeiros vídeos da Sprint 84, tivemos 3 funcionalidades entregues. Hoje na atual Sprint 102, foram entregues incríveis 23 funcionalidades (média repetida nas últimas 3 Sprints).

Pois bem, aqui lançamos um convite (na verdade quase uma intimação): Venha você também fazer parte dessa aventura e contribuir para o canal. Nosso principal aprendizado nesse 1 ano é ter a disciplina e entender a cadência de entrega do time de produtos e conseguir produzir o conteúdo em real-time para que no momento que o time entrega o Release Notes, todos tenham os respectivos vídeos.

Terminando esse post, queria deixar alguns números (quase nem gosto de estatísticas) sobre o alcance que o canal já chegou:

  • Hoje temos 433 subcribers;
  • Mais de 8000 visualizações;
  • Quase 19000 minutos de vídeos assistidos.

Isso nos enche de alegria e confiança para continuarmos a contribuir e transmitir um pouco de conhecimento.

Mais uma vez meu muito obrigado.

Até o próximo post,

Vinicius Moura.

Vinicius Moura

Consultor ALM na empresa Lambda3. Formado em Tecnologia da Informação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP. Certificação Microsoft 70-512 Visual Studio Team Foundation Server 2010, Administration