Desde a última semana, quando o time de produtos do VSTS publicou um post sobre a customização de estado, começamos aqui na Lambda3 uma discussão a respeito desse tema, fazendo uma comparação com a customização das colunas no Board. Mas afinal, com a facilidade de customização de estado, ainda vale a pena utilizar a customização de colunas? Quais as vantagens na utilização de cada customização? Quando devo usar um, quando devo usar outro? Em cima dessas questões descrevo esse post que ajudará sua empresa e seus times de desenvolvimento na utilização do VSTS.

Primeira questão: Facilidade de customização

Olhando para a questão de customização, principalmente com a nova  feature para inclusão de novos estados (vide link acima), em ambas situações é bastante tranquilo incluir novas Board Columns ou novos States.

Quando criamos novas Board Columns, o que fazemos de fato é dividir um State existente, criando subdivisões do mesmo. Portanto basta incluir as novas Board Columns na configuração do Kanban do time que usará aquela respectiva coluna como no exemplo abaixo:

Inclusão de Board Column no VSTS

Nas queries de Work Items, basta utilizar o campo Board Column.

Query de Work Item utilizando Board Column

Na inclusão de novos States, mexemos de fato no Workflow do Work Item. Com isso podemos utilizar as regras de transições, preenchimento de campos, etc. conforme previsto no roadmap do produto.

Inclusão de State no VSTS

Segunda questão: Auditoria dos Work Items

Na questão de auditoria de Work Items, temos de fato uma grande diferença nas revisões.

  • Quando usamos customização de Board Columns, ao arrastar qualquer Work Item para uma coluna específica, o VSTS grava em sua revisão os valores New/Old, com a específica data de revisão:

Alteração de Board Column

  • Quando usamos customização de States, ao arrastar qualquer Work Item para um State específico, o VSTS grava em sua revisão os valores New/Old, mas a coluna State tem um campo específico para mudança de State o que facilita o tracking das informações:

Auditoria de States

 Terceira e decisiva questão: Onde usar cada uma das customizações

Explicada as diferenças de customização e auditoria, abaixo listarei a principal razão de utilização para cada customização:

  1. Quando você deseja obter um processo unificado no VSTS para toda a organização, utilize a customização de State, pois você possui uma melhor auditoria e quando unificar informações em relatórios, você medirá todos os seus projetos a partir de um mesmo processo;
  2. Quando você deseja dar autonomia a seu time e a partir de um processo já previamente definido, dê liberdade a seu(s) time(s) de executar a customização de Board Column de acordo com o processo definido pelo próprio time.

Espero ter ajudado você e seu time na utilização das customizações no VSTS e espero seu sincero comentário.

Até o próximo post,

Obrigado!

Vinicius Moura.

Vinicius Moura

Consultor ALM na empresa Lambda3. Formado em Tecnologia da Informação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP. Certificação Microsoft 70-512 Visual Studio Team Foundation Server 2010, Administration