Comunidades tem tempo de vida, vem e vão, umas duram mais do que outras. Eu participo de muitas, e já participei de tantas outras. Fundei junto com o Victor Cavalcante o .NET Architects, palestrei no Codificando.NET diversas vezes, me encontrei diversas vezes com os amigos mineiros do .NET Raptors e do DevIsland, com o pessoal do DevGoiás,  do .NET Floripa, do Pantanet. Foram sempre experiências excelentes! Até da falecida Ineta eu fui board member, já quando ela estava pra sumir. E ainda adoro ter um pé nas comunidades de outras linguagens como o pessoal de Ruby, de Node, Scala, etc. Ou de outras tecnologias, como o grupo de Docker. Sem falar nos grupos de Agile, são tantos!

TechEd 2009 - Palestrantes

TechEd 2009 – Palestrantes

Essas comunidades e grupos de usuários seguem vivas e bem. Alguns grupos se encontram presencialmente, outros só no Google Groups. Ultimamente alguns foram para o Meetup ou pro Facebook. Pra mim não importa, desde que se encontrem, presencial ou virtualmente. Na verdade, há uma coisa que importa: que sejam livres. Livres de interesses comerciais, livres no sentido de todos poderem participar.

Show do Metallica - 2010

Show do Metallica – 2010

Tenho sentido que estava na hora de surgir algo mais espontâneo, ou até anárquico, que pudesse funcionar em tempo real, e me aproximar das pessoas que querem conversar sobre tecnologia de forma livre e divertida. Conversando com os amigos da comunidade, surgiu a ideia de criar o Brasil.NET, uma comunidade que nesse momento nasce no Slack, oferecendo exatamente esse contato em tempo real. Ninguém é o dono dela, e ao mesmo tempo todos são seus donos. Hoje ela já nos permite conversar sobre algo que amamos, de forma segura e livre. Pra onde ela vai amanhã, é a própria comunidade que vai decidir. Poderemos nos encontrar presencialmente no futuro? Sim! Ou não, nós decidimos. O que importa é que todos decidem juntos. Ainda há espaço pra quem quer falar de carreira, vagas ou cursos, numa sala separada do Slack. Quem não quer, está livre pra conversar somente nas salas técnicas. Temos salas de ASP.NET Core, Roslyn, IoT, arquitetura de software, C#, todos os gostos.

A entrada é livre, basta acessar https://brasildotnet.stamplayapp.com/

Update: O Stamplay mudou as regras, e o site acima costuma esgotar o número de APIs chamadas. Temos também outro no Heroku, agora: https://brasildotnet.herokuapp.com/

Dev Day 2011 - Palestrantes

Dev Day 2011 – Palestrantes

Lá você vai poder cadastrar seu endereço de e-mail, e em alguns segundos você recebera um convite para entrar no Slack. O processo é automático, não exige interação humana ou aprovação.

Se você está lendo esse texto, te convido a entrar e participar. Nos ajude a formar juntos o futuro dessa iniciativa. Eu sou só mais um dos membros, igual você será.
Nos vemos lá.

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.