Depois de clicar F5 ou solicitar a compilação da solução no menu Build, o Visual Studio irá executar diversas tarefas, tais como rodar testes manuais, executar scripts, copiar arquivos, apagar; e isso tudo além de verificar a sintaxe do seu código e gerar o arquivo binário.

Algumas vezes dá erro, e daí vamos lá para a janela Output verificar o problema. Mas nem sempre é tão fácil. É para isso que serve o VS Color Output, e é o que veremos logo abaixo.

Build

Quando compilamos um projeto, por exemplo o Fabrikam Fiber, clicando no menu Build > Build Solution (Ctrl + Shift + B), a janela de Output publica informações relevantes sobre o que foi executado.

2016-02-03 01_18_06-Greenshot

Na imagem acima a janela Output está configurada para exibir o mínimo de informações, mesmo assim já não é tão confortável de ler. Quando um erro acontece e explode no Output fica mais difícil ainda!

VS Color Output

VS Color Output é uma extensão para o Visual Studio que se propõe a melhorar a forma como essa informação é disponibilizada na própria Output.

Para instalar é só acessar menu Tools > Extensions e Updates e em Online > Visual Studio Gallery procurar por ‘vscoloroutput’, tudo junto mesmo, clique em Download.

Para disponibilizar off-line na rede da empresa baixa na opção download aqui.

2016-02-03 00_28_52-Extensions and Updates

Irá abrir o site do desenvolverdor após a instalação, http://mike-ward.net/vscoloroutput/.

Vai ser necessário re-iniciar o Visual Studio.

MusicStore

Fiz o clone do projeto https://github.com/aspnet/MusicStore, e fazendo o build dele:

2016-02-03 01_36_58-MusicStore - Microsoft Visual Studio

Já está diferente, os projetos, neste exemplo todos, que o build não apresentou erro na execução estão verdes.

Esse Output está com verbosidade Minimal, vamos mudar isso no menu Tools > Options, digite na caixa Search Option: build, clique em Build e Run.

Em MSBuild project build output verbosity, escolha Detailed, e clique OK. No menu Build > Clean Solution, e depois Build Solution.

2016-02-03 01_43_59-MusicStore - Microsoft Visual Studio

Normalmente não usamos a opção Detailed, mas se precisarmos, note que fica mais fácil achar os projetos que foram compilados corretamente, já que estão destacados em verde, do que se fossem todas da mesma cor.

Vou forçar um erro. No controller StoreController.cs, do projeto MusicStore, vou tirar a classe de herança, e executar o build novamente.

Percorrendo a janela Output, fica mais fácil ver onde está ocorrendo os erros.

2016-02-03 01_49_15-MusicStore - Microsoft Visual Studio

O VS Color Output é altamente configurável, não só as cores como as expressões regulares (RegEx) de busca.

2016-02-03 01_51_43-Options

Emmanuel Brandão