O programa Visual Studio Dev Essentials da Microsoft é direcionado tanto para desenvolvedores da plataforma Microsoft como para novos desenvolvedores que queiram aprender mais sobre as ferramentas da empresa.

Vamos conhecer um pouco mais sobre ele.

O programa

Para se cadastrar no programa você pode acessar o link:

https://www.visualstudio.com/pt-br/products/visual-studio-dev-essentials-vs.aspx

É preciso ter uma Microsoft Account.

O objetivo do Dev Essentials é prover de forma gratuita, para desenvolvedores que queiram estudar, ferramentas, que antes estavam disponíveis somente através de licenciamento pago, e também treinamentos on-line , suporte e voucher para gastar no Azure.

Agora não tem mais desculpa!

Benefícios

Ferramentas

O Dev Essentials tem uma licença de Visual Studio, versão Community. Diferente das versões gratuitas no passado da IDE Visua Studio, com esta é possível conectar no TFS/VSTS, e é bem completa. Eu disse TFS/VSTS? Tem uma versão do TFS, Express, e é possível também usar o VSTS até 5 usuários gratuitos.

Além de Azure App Service, Application Insights, Power BI, Office Online, Xamarin… A relação está disponível ao se cadastrar.

Destaque para um crédito de 25 dólares em Azure, além das camadas gratuitas é possível testar algum produto pago.

Treinamento

Microsoft Virtual Academy, provê diversos treinamentos online em linguagem, framework, ferramentas, redes, …

É possível montar vários planos de estudo, somente desenvolvimento, redes, … E existe até um board mundial para pontuar, no melhor estilo gamefication.

Um grande destaque aqui são 6 meses de cursos na Pluralsight! Um site que vale a pena acompanhar e assinar. Os instrutores são pessoas conhecida na comunidade e os treinamentos tem um ótimo valor agregado.

Suporte

Como membro do programa você tem direito a suporte prioritário em fóruns da Microsoft. Quando eu entrei na área de desenvolvimento de software, esse foi um meio que utilizei bastante como aprendizado. E tem também um voucher para uso no HackHands, para mentoring.

Emmanuel Brandão