.NET Framework 4.5 apresenta uma abordagem simplificada à programação assíncrona fazendo uso das palavras-chaves async e await para criar métodos assíncronos. Esse modelo é chamado de Task-based Asynchronous Pattern (TAP) e torna muito mais fácil escrever trechos de código assíncrono se comparado aos métodos anteriores.

Desde o ASP NET MVC 4 você pode escrever actions methods assíncronas, veja o código abaixo:

public async Task<IActionResult> GetAsync(long id) 
{
    var foo = await repository.GetAsync(id);
    var bar = await otherRepository.GetAsync(foo.Id);
}

Repare que essa action retorna um objeto do tipo Task<ActionResult>; faz uso dos modificadore async e await e seu nome termina com Async.

As palavras-chave async e await e o tipo Task são o coração da programação assíncrona no .NET. Você deve utilizar essa poderosa combinação para métodos assíncronos, mas lembre-se sempre de seguir as seguintes regras e convenções:

  • O nome de um método assíncrono, por convenção, termina com um sufixo Async.
  • O método deve retornar: Task<TResult>, Task ou void.
  • A assinatura do método deve incluir o modificador async.

O web server trata de forma diferente as requisições assíncronas e síncronas, vamos entender essa diferença.

O que acontece em uma action síncrona

O servidor web de uma aplicação .NET possui um pool de threads que são usadas para servir as requisições que chegam em uma action method. Quando uma request chega, uma thread desse pool é encarregada de processar esse request. Se o request for processado de forma síncrona (uma action méthod sem async), a thred encarregada ficá bloqueada até o request finalizar, bloquear a thread enquando uma requisição ocorre é um termo conhecido como uma operação thread blocking.

O que acontece de fato é que no .NET a execução de métodos é contínua, isso significa que se uma thread começar a executar um determinado método, ela irá ficar ocupada até a execução do método terminar. Em alguns casos a thread está completamente ocupada sem fazer nada.

O que acontece em uma action assíncrona

Você já deve ter ouvido falar no node.js, certo? O Node.js é um runtime JavaScript que possui um modelo de I/O assíncrono non-blocking singlethread. Isso é possível porque o node.js faz uso de apis/syscalls para fazer I/O assíncrono non-blocking singlethread nativamente nos sistemas operacionais. Tudo graças a libuv, uma biblioteca cross-platform para abstrair I/O assíncrono.

Curiosidade: A biblioteca libuv também é usada no web server Kestrel.

Assim como no node.js os métodos async do C# fazem I/O non-blocking singlethread. Quando você usa async e await você não está criando novas threads, mas sim fazendo trabalhos assíncronos em uma mesma thread.

Quando o ASP .NET encontra uma expressão await em uma action async ele não bloqueia o thread enquanto aguardada a execução. Em vez de isso a thread é devolvida para o pool, para servir novas requests. Apenas quando a operação assíncrona terminar a thread é notificada retoma o controle da execução dessa action.

Uma boa maneira de pensar sobre isso é imaginar que métodos assíncronos tem um botão de pause e play. Quando a thread em execução encontra uma expressão await, ela aperta o botão de pause e a execução do método é suspensa, fazendo com que a thread retorne para o pool. Quando a task que ela estava aguardando completa, é apertado o botão de play, e thread assume a execução do método é retomada.

Escolhendo actions methods síncronos e assíncronos

Existem algumas recomendações para quando usar actions síncronas e assíncronas.

Em geral, use actions síncronas quando:

  • A operação é simples e rápida.
  • Simplicidade é mais importante que eficiência.
  • A operação é baseada em CPU ao invés de envolver I/O. Usar assincronia em operações de CPU não prove benefícios e você está apenas gerando mais overhead.

Em geral, use actions assíncronas:

  • A operação é baseada em I/O.
  • Paralelismo é mais importante que simplicidade.
  • Testes mostram que operações bloqueantes são o gargalo na performance de um site e o IIS pode servir mais requests usando métodos assíncronos para essas operações boqueantes.

Conclusão

Uma action async demora o mesmo tempo de processamento do que uma action síncrona. Entretanto durante uma action async a thread não é bloqueada e pode responder outras requests enquanto espera a primeira request estar completa.


O async

A instrução async faz com que um método possa ser executado de forma assíncrona.

Você deve usar o modificador async para especificar que um método, lambda expression ou um método anônimo é assíncrono.


O await

A palavra reservada await é um syntax sugar que indica que um pedaço de código deve esperar por algum outro pedaço de código de maneira não bloqueante.

Quando uma action method executa um await, a thread ao invés de ficar aguardando bloqueada, é liberada para atender outras requests.


A classe Task

A classe Task<TResult>representa uma única operação que retorna um valor; e essa operação pode¹ ser executada de forma assíncrona.

É possível usar Task.Run para mover o trabalho de CPU associado a uma nova thread, mas nesse caso o multithreading não ajuda com um processo que está apenas aguardando que os resultados tornem-se disponíveis (await).

A classe Task<TResult>representa uma única operação que retorna um valor; e essa operação pode¹ ser executada de forma assíncrona.

¹A instrução async faz com que um método possa ser chamado de forma assíncrona ~ não bloqueando a thread ~, mas sem sempre isso ocorre, então o método é chamado de forma síncrona ~ bloqueando a thread ~.

Para mais informações sobre async e await você pode ver essas referências.

José Barbosa