Ontem, 19 de Janeiro, participei do Microsoft Cloud Roadshow. Foi o primeiro dia de um evento que irá contar com 90 palestras de especialistas internacionais da Microsoft e brasileiros, como Giovanni Bassi, Unleash .NET 2015 in your apps, e Fabricio Lopez Sanchez, Build leaner, faster web applications with ASP.NET. Os temas são os mais variados indo de segurança, Open Source, armazenamento, containers, DevOps, networking, até Internet das Coisas. O Brasil é o único país da América Latina a receber o evento que irá percorrer 12 cidades no mundo.

Abertura

O keynote de abertura “Empowering your journey to the cloud” feito por James Staten, General Manager of Cloud and Enterprise Strategy, traz o tradicional tom do evento, foram feitas várias demos ou rápidas introduções de assuntos que irão ser abordados nesses dois dias.

Destaco a apresentação no palco de um case no segmento governo. Aqui do Brasil! A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

WP_20160119_09_35_12_Pro_LI

Ponto interessante apresentado por André Costa Silva, CIO da SEDUC, foi que apesar das reticências a adoção de nuvem, passar por comitês de aprovação, validação do projeto, e outras burocracias de um orgão de governo foi comprovado uma redução de cerca de 50% dos custos de armazenamento de dados com a adoção e gestão de projetos via Azure, em dois anos, em algum tempo ele começou a ser questionado como tinha conseguido fazer algo tão mais barato. Hoje, escrever uma nova aplicação ela é pensada primariamente para a nuvem.

O case da SEDUC está disponível aqui.

Palestras

Build and deploy applications with the Microsoft App Platform

A palestra do Mat VellosoPrincipal Developer/Technical Evangelist, foi uma palestra de introdução a nuvem, voltada para desenvolvimento. Mesmo já sendo um usuário avançado é interessante ouvir a abordagem utilizada para falar com quem está iniciando. 

Dois pontos legais, a imagem abaixo, que mostra o quão a Microsoft está deixando de ser um empresa fechada nela, e está se tornando uma empresa de serviços e que são open.

WP_20160119_10_55_29_Pro_LI (2)

Segundo ponto é que desde o Build São Paulo no qual ele mostrou o projeto https://how-old.net, um site no estilo “Hello, world” para demonstrar features de machine learning e que acabou ficando no ar até hoje devido ao sucesso; agora tem os novos https://www.mymoustache.nethttps://www.twinsornot.net. Desenvolvidos rapidamente eles demonstram com eficiência tanto o poder de processamento da nuvem como a aplicação de novas features.

Extend your datacenter to the cloud

Bryon Surace, Principal Program ManagerMicrosoft, fez uma introdução a nuvem voltada para o IT Pro, e quero destacar o slide abaixo.
WP_20160119_12_00_20_Pro_LI
Essas são questões que acabo me deparando em algumas empresas, o gasto excessivo com datacenter, que falha em alguns pontos, o provisionamento de backup que tem custo e pode nunca ser usado, etc…

Automate application deployment and orchestration using Docker and containers

A palestra do Boris Baryshnikov, Principal Program Manager, focada em Docker, um dos meus assuntos de interesse no momento, me trouxe mais entendimentos de como um empresa ou gerente de configuração pode aumentar e automatizar os seus deploys.

Docker esta sendo cada vez mais suportado pelo Azure e em um futuro próximo publicarei posts sobre automação de conteiners em um pipeline de ALM. Mas se quiser saber mais sobre o como o Docker está sendo usado na plataforma Microsoft, acompanhe a tag docker no blog da Lambda3, com posts do Vinicius Quaiato e Giovanni Bassi.

Emmanuel Brandão