Quando falei sobre a Internet nas Coisas, um termo cunhado pelo entusiasta de longa data de IoT, Vinicius Senger; eu dei exemplos de grandes players, mas agora vamos focar no Microsoft Azure IoT Suite.

Quer saber mais? Continue lendo…

O Microsoft Azure IoT Suite, ou MAIoTS, para facilitar, como o próprio nome já diz é um serviço de nuvem focado em IoT, focado em coletar dados, telemetria, armazenar grandes massas de dados, visualização de dados históricos e em tempo real e integrações com sistemas.

Criando a primeira solution

Acessível através do endereço https://www.azureiotsuite.com, é necessário logar com uma conta Microsoft e que tenha acesso a uma conta Microsoft Azure, em seguida a tela mostrará soluções já criadas  na sua conta, provavelmente terá uma solution de exemplo, mas vamos criar uma nova, para isso clique no sinal de ‘+’.

2016-01-13 03_15_58-Azure IoT Suite

Em seguida é apresentado dois modelos de template, neste momento vamos seguir com o mais simples, somente monitoramento.

2016-01-13 03_22_26-Azure IoT Suite

Dê um nome a solution e escolha a localização geográfica do datacenter Azure e a conta na qual será criada, eu dei um nome de um projeto que eu tenho já há algum tempo e vou colocá-lo para ser monitorado pelo MAIoTS!

2016-01-13 03_36_28-Azure IoT Suite

Vai levar um tempo para os recursos serem criados. Quando na parte superior da Solution aparecer “Ready”, todas as configurações estarão terminadas.

2016-01-13 03_37_40-Azure IoT Suite

Você pode clicar em “Details” e acompanhar a criação dos Resources.

2016-01-13 03_37_55-Azure IoT Suite

Mas o que foi criado? Clicando na imagem da solution é aberto um painel do lado direto com o link com informações como (1) Azure Management Portal, onde você pode visualizar os Resources criados no Azure, (2) Documentação para desenvolvedores, e até mesmo (3) código fonte do que foi deployado!

2016-01-13 04_20_27-Azure IoT Suite

Você pode acessar diretamente a sua conta do Microsoft Azure via http://portal.azure.com para visualizar os recursos criados:

2016-01-13 04_25_33-Greenshot

Mas vamos clicar no link Solution dashboard e teremos:

2016-01-13 04_28_21-IoT Device Portal - Dashboard

Um dashboard, já funcional! Explorando a lateral você poderá adicionar dispositivos virtuais, por isso ele está funcionando, e físicos; poderá criar regras, alarmes, etc…

É legal fazer isso com algo real, então, vamos ao projeto!

O projeto Message-and-Environment

Alguns anos atrás, acho que foi minha última alocação, estive em um cliente e o meu departamento passou por uma mudança, para uma outra sala. Mais apertada e abafada… tínhamos ar-condicionado, porém algumas pessoas não gostavam da temperatura e acabavam por pegar o controle remoto e alterar. E virou um jogo de gato e rato. Chegaram a esconder o controle remoto um dia. No outro eu estava suando bicas e acabei iniciando um projetinho, só pela zueira, com um Arduino, um display de cristal líquido e um sensor de temperatura e humidade, que iria coletar a temperatura que eu estava trabalhando e publicar em tempo real em uma página na Internet, essa é a parte do Environment. A do Message era: ter um campo nesse site, em que as pessoas poderiam se solidarizar com a minha condição de trabalho e me enviar mensagens de apoio, que seriam mostradas no display do dispositivo! Open-mouthed smile

Simples… Não acham? Na época eu cheguei a criar a infraestrutura no Azure usando Service Bus, e até palestrei em dois eventos falando sobre esse projeto. Que foi engavetado! Agora chegou a hora de tirá-lo da gaveta e transformá-lo em realidade, por isso se você quer saber mais de IoT, Cloud, Arduino, acompanhe os próximos posts, por esse será o primeiro de uma série com o Message-and-Environment!

Emmanuel Brandão