Essa semana recebi a feliz noticia que fui nomeado como Microsoft Technical Audience Contributor – MTAC, porém por não ser um programa tão conhecido ainda, algumas pessoas me perguntaram qual era seu propósito, e o mais legal depois de explicar elas ficaram interessadas em saber como fazer para participar.

O programa MTAC é gerenciado pela área de Business & Development Evangelism da Microsoft Brasil e foi apresentado em 2011 durante o TechEd Brasil, com o intuito de agrupar influenciadores que participam ativamente da comunidade técnica Microsoft e atrair os mesmos para continuarem com projetos e contribuições em conjunto com a Microsoft.

No ano de 2013 o programa passou por algumas mudanças bem interessantes, e começou reconhecer outros colaboradores não ligados a comunidade técnica da Microsoft, desde que tenham uma colaboração ativa, isso foi uma grande porta de entrada para professores universitários que muitas vezes promovem diversas atividades técnicas, e nem sempre essas atividades chegavam na comunidade técnica.

No início do programa o processo de inclusão não tinha uma separação tão grande de perfis, e acabava incluindo  estudantes que ainda não trabalhavam na área. Existem alguns requisitos que precisam ser preenchidos para fazer parte do programa.

  • Contribuições técnicas – Artigos, Palestras, Organização de Eventos, webcasts, foruns e afins
  • Não ser um funcionário Microsoft
  • Não participar de nenhum outro programa da Microsoft – MSP e MVP
  • Ser um profissional da área de TI

Hoje o programa MTAC tem aproximadamente 90 participantes, entre eles homens e mulheres que atuam em varias vertentes da comunidade: ALM, Infraestrutura, Desenvolvimento entre outras.

Quem estiver interessado em participar do programa e atender os requisitos citados acima, basta enviar um e-mail para o Fabio Hara 

Nicolas Takashi Cavalcante da Silva

Desenvolvedor, blogueiro, palestrante, entusiasta de open source e desenvolvimento ágil, gosta de sempre de aprender e ensinar, viciado por tecnologia web e todo o ecossistema .NET