Oi Pessoal!

Em meu segundo post aqui no blog venho trazer um problema não tão comum nos casos de consultoria, mas um que pode te dar uma bela dor de cabeça. kkk

Como configurar o Release Management para fazer deploy em um servidor fora do domínio da empresa? Bom, a resposta parece e na verdade é mesmo simples, mas se você não prestar atenção aos detalhes você pode se perder. Para solucionar esse problema utilizei shadow accounts.

Vamos lá!

1. Em meu cenário eu tenho:

– Duas VMs com Windows Server 2012 R2 instalados.

– Uma está no domínio de meu cliente (RMServer) e a outra não (RMDeploy).

– Na RMServer eu tenho o Release Management Server e o Release Management Client instalados e configurados.

– Na RMDeploy eu tenho o Release Management Agent instalado (não se preocupe em configura-lo por enquanto).

2. Antes de começarmos vamos criar as contas do usuário “ServerUser” nos dois servidores, o RMServer e o RMDeploy. Adicione os usuários no grupo de administradores em cada um dos servidores e se certifique que as senhas são idênticas.

image

3. Agora crie mais um usuário chamado “DeployUser”, também nos dois servidores, o RMServer e o RMDeploy. Adicione os usuários no grupo de administradores em cada um dos servidores e se certifique que as senhas são idênticas.

image

4. Adicione o usuário “ServerUser” no Release Management, utilizando o RM Client, deixe o usuário configurado nas roles “Release Manager” e “Service User”.

image

5. Adicione o usuário “DeployUser” no Release Management, utilizando o RM Client, deixe o usuário configurado na role “Service User”.

image

6. No servidor de deploy, o RMDeploy, abra o Deployment Agent como o usuário “ServerUser”.

7. Na tela de configuração do Deployment Agent, no campo Account entre com a conta “DeployUser” e no campo Password a senha do usuário. No campo URL coloque a URL do seu Release Management Server e depois em Apply.

image

8. A tela de configuração deverá ter sucesso.

image

9. Entre na tela “Servers” do seu Release Management Client e execute o scann para novos servidores com agentes configurados e o novo servidor deverá aparecer.

Parabéns! Você configurou o seu Release Manager para deploy em um servidor fora de seu domínio utilizando shadow accounts.

*************************************

Link que mencionei acima:

Configuring Release Management Deployment Agent on a Non-Domain server – http://bharathsundaresan.com/2015/02/configuring-release-management-deployment-agent-non-domain-server/#sthash.lGEuCC1W.dpuf

*************************************

Outro link com um caminho alternativo:

Configuring Release Management to work across untrusted domains – http://blogs.msdn.com/b/visualstudioalm/archive/2013/12/12/configuring-release-management-to-work-across-untrusted.aspx

Abraços!

Alex Giannotti

Alex Giannotti