image

Após diversos pedidos, solicitações de todos os lados, algumas rezas bravas, finalmente o time de linguagens da Microsoft resolveu mover o projeto Roslyn, que contempla as novas versões do C# e do VB, para o Github, saindo do Codeplex. O projeto pode ser encontrado em https://github.com/dotnet/roslyn, debaixo da organização dotnet (da .NET Foundation), que também abriga o .Net Framework no repositório https://github.com/dotnet/corefx (se você ainda mora nessa planeta deve ter ouvido falar que o .NET Framework agora é Open Source). A .NET Foundation tem inclusive um site no github pages listando todos os seus projetos: http://dotnet.github.io/.

A mudança aconteceu ontem, dia 14 de Janeiro, e agora já podemos acompanhar o projeto no Github, ver issues, wiki, tudo mais. Não sei o que vai acontecer com as design notes que o time costumava postar no Codeplex, imagino que vão parar em issues do Github, já que as dicussões que acontecem nessas notas são excelentes (veja essa sobre interpolação de strings).

Quem chega no endereço antigo do Codeplex (http://roslyn.codeplex.com/) vê a nota que está na imagem que abre esse post, dizendo de que o projeto mudou de endereço. Os Pull Request todos vão aconecer agora no Github, e segundo a nota, agora ele estão aproveitando para rever o processo de PRs, então devem ficar um tempo sem aceitar PRs.

O Roslyn Reference Source segue no site do Codeplex em http://source.roslyn.codeplex.com/. Não imagino que isso saia de lá tão cedo.

Sem dúvida isso é algo a ser comemorado. A Microsoft está indo onde os desenvolvedores estão. Já tínhamos visto isso acontecendo com o time do ASP.NET e recentemente com o .NET Framework, faltava o time do Roslyn. Muitos vão se perguntar o que está acontecendo com o Codeplex, se vai sumir, e acho que com o tempo devemos ver outros projetos da Microsoft indo para o Github, até o ponto que o Codeplex se torne irrelevante (ainda mais). Não os vejo desligando o Codeplex por alguns anos pelo menos, mas eu chutaria que vai acontecer em algum momento. Se for pradar um chute diria menos de 5 anos. Se você tinha dúvidas de onde hospedar seu projeto Open Source (eu não tinha faz tempo), a decisão está clara: Github. Usei o Codeplex no começo, apoiei, mas o Github ganhou faz tempo, e por mérito próprio: é melhor. O Github é sem dúvida uma excelente plataforma para projetos Open Source, a comunicação que temos tido no projeto CodeCracker tem me mostrado muito isso, por exemplo.

É muito bom também porque haverá mais envolvimento da comunidade com o projeto Roslyn. Sem dúvida o time receberá mais Pull Requests, mais comentários nos issues, enfim, terá mais envolvimento da comunidade, o que no fim se traduzirá num C# (e VB, não vamos esquecer dele) ainda melhor.

Vá lá, baixe o código, leia os issues, participe.

E aí, o que achou da mudança? Conte nos comentários.

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.