image

Será que o Visual Studio 2015 (com o novo compilador Roslyn) vai representar o fim do ReSharper?

O recente lançamento do Visual Studio 2015 Preview trouxe, dentre diversas novidades, uma que despertou a atenção da comunidade de desenvolvedores .NET: os analisadores de código (“code analyzers”).

Isso porque desde que o novo compilador gerenciado do C# e VB (codinome “Roslyn”) foi anunciado, um dos tópicos mais discutidos nas rodas de desenvolvedores era “o ReSharper está com seus dias contados!”

Afinal, quase toda demo de Roslyn mostrava como inspecionar o código-fonte à medida que ele era digitado, sendo compilado e disponibilizado em tempo real através dos serviços do compilador, de modo que fosse possível sugerir correções de código (“code fixes”).

Agora que o VS2015 está disponível para experimentação, finalmente a comunidade open-source de .NET tem a oportunidade de materializar seu sonho de “matar” o ReSharper, oferecendo nativamente no Visual Studio os mesmo recursos que até então só estavam disponíveis em ferramentas comerciais como o próprio ReSharper e seus concorrentes (como o CodeRush).

O que ninguém ainda havia te contado é que o recurso de Code Analyzers não foi criado para ser um substituto do ReSharper. Esse é apenas um efeito colateral positivo. O propósito real é o de corrigir as limitações de uma outra ferramenta do Visual Studio: o Code Analysis (também conhecido como FxCop). (Continue lendo…)

(Cross-post de http://www.tshooter.com.br/2014/11/24/analisadores-de-codigo-do-roslyn-o-conceito-por-detras-do-conceito/)

Igor Abade

Igor Abade V. Leite ([email protected]) é Microsoft MVP (Most Valuable Professional) de Visual Studio ALM desde 2006. Palestrante em diversos eventos da comunidade de desenvolvimento de software (TechEd Brasil, The Developers’ Conference, DevOps Summit Brasil, Agile Brazil, Visual Studio Summit, QCON e outros), é também autor de artigos em revistas e sites como o MSDN Brasil. Desde março de 2011 é um dos sócios da Lambda3, uma consultoria especializada em ALM, desenvolvimento de software e treinamentos. Siga-o no Twitter @igorabade.