Quando trabalhamos com customizações diversas nos Team Project Templates, devemos tomar alguns cuidados e esperar por algumas surpresas quando queremos utilizar recursos novos do TFS. No caso de hoje, temos o exemplo um Team Project Process Template com diversas customizações feitas na versão 2012 do Team Foundation Server. Ao atualizarmos para a versão 2013 a primeira coisa que queriamos testar era a criação de Team Projects que utilizassem o GIT como Source Control. Eis que encontramos a seguinte surpresa:


Error
TF30177: The plugin Microsoft.ProjectCreationWizard.VersionControl failed during task VersionControlTask from group Version Control

Explain
Plugin error text "The process template you are using does not support Git. Please use a template that does support Git.

The process template that you are using does not support Git
Para corrigir este erro, precisamos baixar o process template para a máquina local para que possamos editá-lo. No Visual Studio, vá no menu Team -> Team Project Collection Settings -> Process Template Manager. Escolha o template que você quer modificar e clique em Download. Aponte um caminho em sua máquina onde os arquivos serão salvos. Abra o arquivo .\Version Control\VersionControl.xml e coloque as seguintes linhas entre as tags <taskXml>:


     
     
     
          

Salve o arquivo e volte para o Visual Studio. No Process Template Manager, faça o Upload do Process Template que acabamos de editar. Confirme que queremos fazer o override do template atual e tente criar o Team Project novamente. Problema resolvido!

Lembre-se

Qualquer customização que fizermos no Team Foundation Server pode apresentar algum problema durante um upgrade. Esteja ciente disto e faça algo parecido com um inventário com todas as customizações presentes no TFS e sempre leve isto em conta no planejamento do upgrade (seja de versões – 2012 para 2013 – ou de updates – 2013 update 2 para update 3).

Publicado originalmente em http://blog.gersondias.net/adaptando-team-project-template-para-git/

Gerson Dias