Em uma de nossas conversas aqui na Lambda3 sobre TFS, surgiu uma dúvida que um dos consultores trouxe de um de nossos clientes e me motivou a escrever esse post. A dúvida de nosso cliente foi a seguinte:

(…) Agora tenho rastreabilidade entre Work Item e Changeset, com isso consigo entender o motivo da alteração do meu código. Mas como faço para pesquisar o histórico de alterações de Source Control pois anteriormente não tínhamos a obrigatoriedade desse vínculo. Eu consigo pesquisar Changeset pelo conteúdo descrito nos comentários?

Buscando Changeset pelo conteúdo do comentário

Igualmente como mencionado no meu post anterior, para nos auxiliar nessa questão, utilizaremos a linha de comando tfpt, conhecida por todos como o plug-in Microsoft Visual Studio Team Foundation Server 2013 Power Tools.

Dentre as opções oferecidas pelo tfpt, dessa vez utilizaremos a opção searchcs conforme mostrado abaixo:

comando tfpt searchcs

Ao executar o comando, é apresentada a tela “Search Changesets”:

Search changesets

Como campos obrigatórios de preenchimento, temos:

  • Server name – http://myserver:8080/tfs
  • Under Server path – $/Team Project Name

E para resolver nossa questão temos um campo denominado “And comment contains” que nos auxiliará no filtro dos Changesets pelo conteúdo do comentário.

No exemplo abaixo, filtrei todos os Changesets que continham a palavra “pasta”:

Busca Changeset pelo conteúdo do comentário

E para a solução ser completa, a ferramenta ainda possibilita a visualização dos detalhes do Changeset através do botão “Changeset Details” com a mesma experiência de uso que o Team Explorer oferece.

Changeset Details

Espero que tenham gostado de mais essa dica. 🙂

Abraços e até o próximo post.

Vinicius Moura.

Vinicius Moura

Consultor ALM na empresa Lambda3. Formado em Tecnologia da Informação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP. Certificação Microsoft 70-512 Visual Studio Team Foundation Server 2010, Administration