Em um dos clientes da Lambda3 que estou trabalhando, surgiu a seguinte necessidade de um dos desenvolvedores que trabalham na equipe:

(…) Tem alguma maneira no TFS para executar o download somente dos arquivos contidos em um único Changeset?

Mediante a esse questionamento, surgiu a oportunidade de escrever esse post. Então vamos à solução 🙂

Baixando arquivos de um Changeset específico

Olhando rapidamente para o Team Explorer, a resposta para essa questão parece óbvia: sabendo o número do Changeset, é só executar o comando “Get Specific Version” escolher a opção “Changeset” e digitar o número. Certa a resposta? Não 🙁

Lembro mais uma vez que o cliente solicitou apenas os arquivos de um Changeset específico. Na resposta acima, iremos executar o “Get Specific Version” até aquele número de Changeset, ou seja, todos os arquivos e pastas da respectiva estrutura de Source Control também serão baixados. E agora?

Para resolvermos esse problema utilizaremos a linha de comando tfpt, conhecida por todos como o plug-in Microsoft Visual Studio Team Foundation Server 2013 Power Tools.

Dentre as opções oferecidas pelo tfpt, utilizaremos a opção getcs conforme mostrado abaixo:

Comando tfpt getcs

Dentre as opções do comando, utilizaremos o parâmetro “/changeset:changesetnum”, conforme demonstrado abaixo:

tfpt getcs /changeset:12345

A instrução deverá ser executada no prompt de comando em uma pasta que deverá estar mapeada como WorkSpace do seu Source Control, ou seja, digamos que você baixe todo o seu código fonte em “C:\Projetos”, isso significa dizer que o comando tfpt deverá ser executado a partir desse caminho.

Finalizada a execução do comando, você só terá na sua pasta os respectivos arquivos do Changeset solicitado.

Espero que tenham gostado.

Abraços e até o próximo post.

Vinicius Moura.

Vinicius Moura

Consultor ALM na empresa Lambda3. Formado em Tecnologia da Informação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP. Certificação Microsoft 70-512 Visual Studio Team Foundation Server 2010, Administration