Palestrei na sexta-feira passada no Agile Trends, sobre “A nova web demanda novas práticas de desenvolvimento”. Foi uma palestra de 18 minutos, ao estilo TED. Abaixo a descrição:

“Desenvolver para a web há muitos anos significava usar Perl, Php, Java, C#, Ruby ou alguma outra linguagem que rodasse no servidor. Javascript ficava pra alguma coisa mais interativa, e só. Mas de uns anos pra cá o Javascript está retomando o controle da web: as Single Page Applications (SPAs) estão cada vez mais presentes, e até um servidor baseado em Javascript está rodando em mais e mais lugares – e se dizendo mais eficiente que todos os outros. Com essa mudança acontecendo algumas práticas precisam ser repensadas e outras completamente adaptadas. Novas maneiras de alcançar o mesmo objetivo estão surgindo. Nessa sessão vamos ver o que mudou e o que pode ser melhor quando você desenvolve com esse novo paradigma em mente.”

Abaixo os slides.

Quem assistiu? Deixe comentários abaixo. O feedback foi muito positivo, com mais de 90% avaliando a palestra positivamente.

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.