Palestrei na sexta-feira passada no Agile Trends, sobre “A nova web demanda novas práticas de desenvolvimento”. Foi uma palestra de 18 minutos, ao estilo TED. Abaixo a descrição:

“Desenvolver para a web há muitos anos significava usar Perl, Php, Java, C#, Ruby ou alguma outra linguagem que rodasse no servidor. Javascript ficava pra alguma coisa mais interativa, e só. Mas de uns anos pra cá o Javascript está retomando o controle da web: as Single Page Applications (SPAs) estão cada vez mais presentes, e até um servidor baseado em Javascript está rodando em mais e mais lugares – e se dizendo mais eficiente que todos os outros. Com essa mudança acontecendo algumas práticas precisam ser repensadas e outras completamente adaptadas. Novas maneiras de alcançar o mesmo objetivo estão surgindo. Nessa sessão vamos ver o que mudou e o que pode ser melhor quando você desenvolve com esse novo paradigma em mente.”

Abaixo os slides.

Quem assistiu? Deixe comentários abaixo. O feedback foi muito positivo, com mais de 90% avaliando a palestra positivamente.