image

Bom, vou começar este post encarando os fatos: o SharePoint tem uma má reputação. Na verdade, acho que talvez esteja mais para *péssima* reputação…

Quer saber minha opinião? Essa reputação já foi justificada, mas hoje permanece muito mais por “câmara de eco” que qualquer outra coisa.

Uma característica do SharePoint, entretanto, é indiscutível: ele não é simples de ser instalado/mantido. Só porque há um assistente de instalação com seu já famoso (e perigoso) Next-Next-Finish não quer dizer que eu não precise de alguém especializado na ferramenta, em especial para as implantações de larga escala. Acredite, você *vai* precisar de ajuda. E é isso que deixa o SharePoint Online muito mais interessante!

O SharePoint Online (parte integrante do Office 365) é uma instalação de SharePoint que é mantida para você pela Microsoft. Ou seja, nenhuma dor de cabeça com instalação ou manutenção. É só sair usando! Essa conveniência estimulou o uso interno do SharePoint aqui na Lambda3. Hoje estamos num processo para mover cada vez mais conteúdo interno para nosso SharePoint Online.

Mas o que é o SharePoint?

O Microsoft SharePoint Server é um produto da Microsoft que foi concebido no fim dos anos 90 a fim de facilitar dois cenários comuns (e, à época, bem complicados) na Web:

  1. Criação rápida de páginas Web: Como uma evolução do FrontPage Extensions, o SharePoint oferecia um mecanismo simples para publicação, edição e hospedagem de páginas Web;
  2. Compartilhamento de documentos: Usuários de Windows já estavam mais que acostumados com o conceito de compartilhamento de arquivos (“file share”). Contudo, o protocolo SMB (usado pelo Windows para o compartilhamento de arquivos) não é adequado para uso público na Internet. Para isso foi criado um protocolo mais adequado, baseado em HTTP: o WebDAV. Tirando proveito desse protocolo (e do acesso transparente que o Windows oferece para WebDAV), o SharePoint permitiu que se criasse um “compartilhamento de rede na Web”.

Para que serve o SharePoint?

O SharePoint é tipicamente usado para:

  • Criação de Portais de Intranets: Este é, de longe, o uso mais comumente associado ao SharePoint. Inúmeras empresas usam o SharePoint como seu portal de intranet, oferecendo um lugar centralizado para compartilhamento de conteúdo entre seus funcionários;
  • Criação de Extranets: De certa forma, a extranet é uma extensão da intranet para pessoas externas à empresa (como cliente e/ou fornecedores). O SharePoint oferece mecanismos que permitem URLs e mecanismos de autenticação distintos para usuários internos e externos, facilitando a comunicação com o mundo exterior;
  • Gestão de Documentos e Conteúdo: O SharePoint tem recursos que facilitam enormemente a gestão de documentos – como suporte a workflows e versionamento de documentos, além do acesso pelo browser ou por WebDAV;
  • Sites de internet (“institucionais”): Usar o SharePoint como um CMS (Content Management System) pode tornar a manutenção de seu site institucional ainda mais simples. A publicação de novos conteúdos deixa de ser um trabalho do time de desenvolvimento (que precisava atualizar arquivos HTML e afins para depois publicá-los no servidor) e passa a ser uma atribuição direta das áreas de negócios (tipicamente do time de Marketing);
  • Plataforma de Desenvolvimento: O SharePoint evoluiu de um simples armazém de documentos para uma plataforma de desenvolvimento, baseada em ASP.NET (server-side) e HTML5+JS (client-side). Dá para construir soluções bem bacanas usando o SharePoint como base e, assim, evitar de se reescrever a roda em coisas como autenticação, autorização, armazenagem de documentos, workflow

SharePoint na Lambda3

Hoje estamos usando o SharePoint Online como nossa “intranet” e estamos conduzindo um estudo de viabilidade de uso do SharePoint como nosso site institucional. Porém, ainda temos um trabalho de disseminação de conteúdo para que todos na empresa possam aprender a tirar o melhor proveito do SharePoint. Por isso me ofereci para fazer uma sessão de brown bag sobre o SharePoint para o time da Lambda3. Vamos ver como vai se desenrolar. Depois compartilho com vocês!

Para saber mais

A Microsoft tem um portal de treinamentos online de SharePoint, disponível em http://msdn.microsoft.com/en-us/sharepoint/aa905692.aspx. Se quiser aprender a desenvolver soluções baseadas em SharePoint, sugiro o SharePoint Dev Center em http://msdn.microsoft.com/en-us/sharepoint/aa905688.aspx.

Um abraço,
Igor

(Post publicado originalmente em http://tshooter.com.br/2013/09/17/sim-sharepoint-legal-e-sharepoint-online-mais-legal-ainda/)

Igor Abade

Igor Abade V. Leite ([email protected]) é Microsoft MVP (Most Valuable Professional) de Visual Studio ALM desde 2006. Palestrante em diversos eventos da comunidade de desenvolvimento de software (TechEd Brasil, The Developers’ Conference, DevOps Summit Brasil, Agile Brazil, Visual Studio Summit, QCON e outros), é também autor de artigos em revistas e sites como o MSDN Brasil. Desde março de 2011 é um dos sócios da Lambda3, uma consultoria especializada em ALM, desenvolvimento de software e treinamentos. Siga-o no Twitter @igorabade.