lambda_day.png

No último mês de Março foi realizada a primeira edição do Lambda Day. Dias 08 e 09 no Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente. Como não pude participar do evento do RJ, minha intenção aqui é falar um pouco sobre o evento realizado em São Paulo.

A idéia do Lambda Day surgiu há aproximadamente um ano atrás, e ainda não sabíamos exatamente como o evento deveria ser. A idéia foi sendo processada aos poucos, diversas discussões internas surgiram e depois de muito se refletir a respeito, a idéia finalmente saiu do papel e decidimos realizar esse evento para contar um pouco da história da empresa, tudo o que passamos nesses três anos de vida e compartilhar nossas experiências. Experiências boas e ruins, mas que fizeram a Lambda3 amadurecer, crescer e ter a oportunidade de apresentar tudo isso para a comunidade, através desse evento.
Foi um evento pequeno, com apenas 50 vagas abertas ao público aqui em SP. No entanto, essas 50 vagas esgotaram-se em menos de 24 horas, o que indicaria que o evento seria um sucesso. E felizmente foi. Encontramos diversos membros da comunidade, amigos, clientes e parceiros. Pudemos conversar, trocar experiências, discutir e aprender com cada participante.

Palestras
A missão dos palestrantes era entregar conteúdo de qualidade, à altura da Lambda3. Felizmente, acredito que conseguimos alcançar essa meta.
Embora os temas tenham sido bastante variados (desde marketing de produtos digitais até programação funcional), os temas não foram escolhidos ao acaso. Em cada uma das palestras colocamos um pouco do que vivemos em diversos projetos e consultorias.
Todos os palestrantes trabalham na Lambda3, e embora alguns deles sejam bastante experientes, todas as pessoas tiveram a oportunidade de participar. Eu, por exemplo, nunca tinha palestrado em nenhum evento e a ajuda dos mais experientes fez com que eu me sentisse bastante seguro para fazer isso.

Não vou citar cada palestra individualmente pois muito conteúdo foi apresentado. No entanto, aproveito para compartilhar os slides das paletras de São Paulo:

Keynote Lambda Day

Marketing de Produtos Digitais

Web Design Responsivo

Técnicas de Programação Funcional

Backbone.js nas trincheiras

O código da aplicação de exemplo utilizada na palestra de Backbone.js está disponível no GitHub.

Novidades ALM Summit 2013

Experiências, Erros e Acertos no Desenvolvimento de Projetos Ágeis

Lightning Talk – Jquery – Dicas e Truques

Lightning Talk – Source Control

Lightning Talk – Como você está criando os seus objetos?

Valor da inscrição
Como informado no post do anúncio do evento, todo o dinheiro arrecadado com as inscrições em São Paulo (descontando-se a taxa de serviço do site de vendas que é de 10% do valor da inscrição) foi doado para a Associação Educacional Casa do Zezinho.

Erros cometidos
Sim, cometemos erros. Erros que conseguimos contornar durante o evento, mas que poderíamos ter evitado com um pouco mais de atenção. O principal problema foi o endereço errado no site do evento (a numeração do local estava incorreta), o que gerou atraso no evento de SP. Aproveito esse espaço para pedir desculpas à todas as pessoas que participaram e que foram, de alguma forma, afetadas.

Feedbacks
Felizmente, dado todos os feedbacks que recebemos durante e após o evento, acredito que conseguimos atingir o objetivo. Todas as palestras foram muito bem avaliadas, o que nos deixou muito mais confiantes para realizar o próximo Lambda Day.

Eduardo Santos: “Quando ao Lambda Day, eu que tenho que agradecer pelo excelente trabalho. Tenha certeza de que o compartilhamento de conhecimento realizado por vocês influencia positivamente na formação profissional de muitas pessoas. Tanto na formação filosófica, quanto técnica.” (sic)

Jonas Abreu: “O evento foi um dos melhores que participei nos últimos anos.” (sic). http://www.vidageek.net/2013/03/11/lambda-day/

Agradecimento
Quero agradecer todos os participantes, todas as pessoas que foram ao evento no sábado de manhã, assistiram as palestras e interagiram conosco. A participação de vocês foi fundamental para o sucesso do Lambda Day.

Participantes Lambda Day SP

Publicado originalmente em http://www.osmarlandin.net/index.php/2013/04/conteudo-do-lambda-day-sp-2013/ (18/04/2013)

Osmar Landin