Tenho uma amiga #BA #PADAWAN que volta e meia me desafia com questões que afetam o seu dia a dia de Analista de Negócios iniciante. Segue abaixo um pedaço da conversa de hoje:

#BA #PADAWAN: então, como combinei q seria mais inconveniente, queria saber se você n tem ai algum modelo de cronograma pra me ajudar… vou fazer aquele projeto de rastreamento de requisito e meu gerente quer um cronograma,  e um outro de estudar para tirar certificação uml.

@oclaudiobr: não trabalho com cronogramas para projetos, inclusive, minha paródia tem a ver com isso.

#BA #PADAWAN: ahh rs

@oclaudiobr: em um cronograma você tenta adivinhar o que fará em cada dia o que é muito difícil, principalmente quanto mais longe a data está.

#BA #PADAWAN: vero…

@oclaudiobr: se seu chefe pediu um cronograma ele está querendo mesmo é saber como anda seu trabalho, saber se está rendendo

#BA #PADAWAN: lá não tenho orientação, sei pouco, mas sei mais q meu chefe  , to tentando me achar.

@oclaudiobr: pergunte para ele se você levantar uma lista com o que acha que tem de atacar e manter essa lista sempre atualizada e visível para ele conforme você descobre coisas novas, sempre informando o que você já matou não serve,  assim você dá para ele o que ele precisa saber e não precisa se preocupar em adivinhar o futuro.

@oclaudiobr: a idéia é que se você mantiver o “cliente”, no caso seu chefe, sempre informado do que existe para fazer e de como está indo, as coisas rolam melhor, ele pode te ajudar se ver que algo está te prendendo e você não se compromete com o que não pode fazer.

#BA #PADAWAN: boa ideia, tks claudio concordo com vc.

@oclaudiobr: isso é parte do Scrum, sabia?

#BA #PADAWAN:  não sabia.  Eu to daquele jeito…cheia de vontade, mas meio perdida, sem tempo, tá foda.

@oclaudiobr: propõe a lista para ele, mas não fala que tem a ver com Scrum, ok?

#BA #PADAWAN: rsrsrs

Tenho convicção que abandonar cronogramas e adotar roadmaps e backlogs traz muitas vantagens mesmo fora do desenvolvimento de software. No caso da #BA #PADAWAN, são atividades de análise de negócios, que, aliás, trazem muita incerteza, uma vez que ela está trabalhando justamente na descoberta.

Comigo mesmo na sexta o que era para ser dois casos de uso virou seis. Como prever isso? Eu não consigo.

As pessoas raramente solicitam (ou exigem) um cronograma por preferi-los a outros métodos, o fazem por não conhecer nada melhor.

Investigue “por que” querem o cronograma. Você verá que é #MEDO de não haver entrega de trabalho. Não combata o cronograma, combata o medo.

[Post originalmente publicado em 26/09/2010 em http://blog.claudiobr.com/argumentos-para-fugir-do-cronograma]

Claudio Kerber

Claudio Br é o melhor analista de negócios do Brasil. Ok, quem fala isso é a busca do Google e digamos que o algoritmo, por melhor que seja, (ainda) não consegue concluir esse tipo de coisa. De qualquer forma, ele sabe um bocado do assunto e o que mais gosta é de questionar premissas, desafiar o status quo e de ajudar com que desenvolvedores de sistemas e as pessoas do negócio se entendam e trabalhem em harmonia ao ponto dele poder simplesmente sair de mansinho. Para Claudio Br trabalhar na Lambda3 é um privilégio e uma satisfação.