Rede Wi-FiO pessoal que me segue no Twitter sabe que uso o Windows 8 desde que a Microsoft lançou o Developer Preview no //BUILD/ no ano passado.

Surpreendentemente estável para um produto que ainda não está pronto, ele consegue ser ainda mais rápido e leve que o Windows 7 (que, por sua vez, era uma evolução GIGANTESCA em comparação com seu antecessor).

Apesar de o Windows 8 agora oferecer Hyper-V até mesmo para as versões client do Windows, eu ainda tenho máquinas virtuais no VirtualBox. Como ele funciona muito bem, não fazia sentido converter as máquinas virtuais e por isso continuei usando o VirtualBox no Windows 8.

Porém, devo admitir que nem tudo foram flores na minha relação com o Windows 8. Em especial, um problema bem irritante: a rede Wi-Fi parava de funcionar sem motivo aparente. Particularmente depois de suspender/hibernar o notebook, na volta ela sempre tinha problemas para conectar ou pegar um IP no access point. Isso aconteceu durante meu uso do Developer Preview – até o ponto em que isso estava impactando minha produtividade e tive que, forçosamente, voltar para o Windows 7.

Quando a Microsoft lançou o beta – er, digo, Consumer Preview – do Windows 8, lá fui eu de novo com a esperança renovada de que agora o Wi-Fi funcionaria sem problemas.

E não é que agora estava redondinho?!?!?  Smile

Só que, depois de uma duas semanas de uso do Windows 8 ele voltou a dar problema no Wi-Fi. Mas dessa vez eu dei sorte e achei o culpado!

A sorte foi que demorei, depois de instalar o Windows, para reinstalar o VirtualBox. E logo depois de reinstalá-lo é que começaram os problemas. Com isso, ficou fácil de deduzir e resolver o problema de vez.

O problema deve a alguma incompatibilidade com o VirtualBox Bridged Networking Driver. É só desligar o binding do driver na placa de rede Wi-Fi e tudo volta ao normal.

Propriedades da placa de rede Wi-Fi. Desmarque a opção "VirtualBox Bridged Networking Driver"

Obviamente, ao fazer isso, você não poderá mais fazer bridging com a NIC Wi-Fi. Mas no meu caso isso não é um problema, portanto a solução é perfeitamente aceitável.

Um abraço,
Igor

Igor Abade

Igor Abade V. Leite ([email protected]) é Microsoft MVP (Most Valuable Professional) de Visual Studio ALM desde 2006. Palestrante em diversos eventos da comunidade de desenvolvimento de software (TechEd Brasil, The Developers’ Conference, DevOps Summit Brasil, Agile Brazil, Visual Studio Summit, QCON e outros), é também autor de artigos em revistas e sites como o MSDN Brasil. Desde março de 2011 é um dos sócios da Lambda3, uma consultoria especializada em ALM, desenvolvimento de software e treinamentos. Siga-o no Twitter @igorabade.