image

Um dos grandes desafios de muitas empresas que pretendem migrar do Subversion para o TFS é: como integrar meu time – e suas ferramentas – ao novo servidor?

Se você usa ferramentas que oferecem suporte nativo ao TFS – como o Visual Studio, o Eclipse (com o Team Explorer Everywhere) ou até mesmo o IntelliJ IDEA – fica mais fácil. O problema é quando o time está usando ferramentas que só sabem falar com o Subversion, tal como o Adobe Dreamweaver ou o Apple Xcode.

Para esses casos, uma alternativa pode ser o SVNBridge – um tradutor de protocolos (ou “bridge”) que emula o protocolo do Subversion, “enganando” os clientes como o Dreamweaver ou o Xcode e fazendo-os acreditar que estão conectados a um repositório Subversion, quando na verdade estão falando com o TFS.

O SVNBridge foi criado pelo time do CodePlex para que clientes SVN (em especial o TortoiseSVN) pudessem ser usados para conexão com os TFS oferecidos pelo serviço CodePlex. O time percebeu que muitas empresas poderiam se beneficiar disso e portanto decidiram compartilhar o código.

Se você já usa (ou pretende usar) o TFS e tem pessoas no seu time que dependem de ferramentas que não “falam” TFS mas “falam” Subversion, experimente o SVNBrigde!

Um abraço,
Igor

Igor Abade

Igor Abade V. Leite ([email protected]) é Microsoft MVP (Most Valuable Professional) de Visual Studio ALM desde 2006. Palestrante em diversos eventos da comunidade de desenvolvimento de software (TechEd Brasil, The Developers’ Conference, DevOps Summit Brasil, Agile Brazil, Visual Studio Summit, QCON e outros), é também autor de artigos em revistas e sites como o MSDN Brasil. Desde março de 2011 é um dos sócios da Lambda3, uma consultoria especializada em ALM, desenvolvimento de software e treinamentos. Siga-o no Twitter @igorabade.