Recentemente, fui questionado por um cliente sobre como fazer o source control do TFS mostrar o nome do usuário ao invés do login em janelas como Pending Changes, View History, etc. No início, achei a pergunta bastante estranha, porém, assim que vi o problema, eu pude entender a dor do cliente.

Podemos dizer que o TFS tem uma “inconsistência de usabilidade” entre os componentes de Source Control e Work Item. Isso por que enquanto o Source Control apresenta o login dos usuários que fizeram determinadas ações, os Works Items utilizam o campo Display Name do AD (Active Directory) que normalmente é um nome muito mais legível.

Em grande parte dos clientes isso não é perceptível, porém alguns clientes acabam utilizando códigos como usernames, por exemplo o número de matrícula (M787878). Imagine que informação útil saber que o usuário M787878 fez aquele check-in que você tanto procurava.

Enfim, fui pesquisar se era possível mostrar o Display Name ao invés do login do usuário e me deparei com um “BUG” no Connect. Basicamente, temos um usuário como esse mesmo problema e uma informação do Brian Harry, um dos pais do TFS, dizendo que esse é um pedido antigo, porém que estava com prioridade baixa e que já está sendo corrigido na próxima versão do TFS, provavelmente o TFS 2012.

Com isso a resposta por enquanto é: “Não dá pra fazer isso agora, mas na próxima versão do produto será possível”. Vamos aguardar!

Abraços e até a próxima,
André Dias

André Dias

André Dias é sócio-fundador da Lambda3, Visual Studio ALM Ranger & MVP e Professional Scrum Developer Trainer pela Scrum.Org. É graduado em Ciência da Computação pela Unip, atua na área de desenvolvimento de softwares a mais de 13 anos e nos últimos anos tem se dedicado as práticas de ALM (Application Lifecycle Management) e de Agilidade. Foi consultor de ALM da Microsoft Brasil, morou na Irlanda onde trabalhou em projetos para o governo Irlandês. No Brasil atuou em dezenas de projetos, muitos deles para o governo e para grandes instituições financeiras. Tem participação ativa na comunidade através da realização de palestras, organização de eventos, seu blog e seu twitter em @AndreDiasBR