AgileBrazil 2010

Estou indo hoje para o AgileBrazil 2010, que tenho certeza será um dos melhores eventos do ano. Faço parte da organização, e vai ser muito legal ver o trabalho finalmente entregue. Vai ser uma conferência incrível.

Estou feliz de reencontrar amigos da comunidade de agilidade que não são de São Paulo e que por isso não vejo com tanta frequencia. O clima neste tipo de evento é muito rico, pessoas com backgrounds muito diferentes e com muito a acrescentar. Comunidades de Ruby, Java, PHP, .Net, entre várias outras, estarão representadas no evento. O .Net Architects, mais uma vez, vai estar lá em peso, estou estimando algumas dezenas de pessoas. O evento vai reunir mil pessoas, e é sua primeira edição!

As palestras estão excepcionais, com assuntos muito diversos e importantes. Eu acompanhei de perto a seleção das propostas de palestras, e foi algo absurdamente profissional e criterioso. Membros expoentes da comunidade de software brasileira, além da organização, avaliaram as propostas, com cada proposta sendo avaliada três vezes. Os track leaders então, baseando-se nas avaliações fecharam várias propostas de agenda, e a organização pesou muito até escolher uma que apresentasse ótimos temas, representasse todo o país, e trouxesse tanto membros antigos da comunidade quanto os mais novos.

Isso sem falar dos palestrantes convidados, muitos deles internacionais. Imperdível.

Vou, como sempre, reportar o progresso do evento por aqui. Espero conseguir fazer isso ao final de cada dia, se eu não estiver morto de tanto trabalhar. Quero ver o evento, mas também vou palestrar, e ajudar na organização local do evento. Vamos ter muito trabalho. E espere uma avalanche no twitter na hashtag #agilebrazil. Se você não vai, pelo menos dá pra ter uma ideia de como foi.

A Microsoft está patrocinando o evento com a cota mais alta de patrocínio. Eu mesmo puxei isso com o Rodrigo de Carvalho da Microsoft, que está comprometidíssimo com a agilidade aqui no Brasil (o Rodrigo também ajudou na ponte para realizar o Scrum Spike Brasil em um espaço cedido pela Microsoft). Teremos uma palestra do grande Igor Abade por lá, falando adivinhem de que?

Vejo vocês lá.

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.