image

Até este momento, as únicas certificações oficiais que temos disponíveis para Scrum são disponibilizadas pela ScrumAlliance (SA), sendo elas: Certified ScrumMaster (CSM), Certified Scrum Product Owner (CSPO), Certified Scrum Practitioner (CSP), Certified Scrum Coach (CSC) e Certified Scrum Trainer (CST). Destas, as duas primeiras são focadas no SM e PO, respectivamente, a CSP é focada em qualquer membro do Scrum Team (SM, PO, time e até GPs), e as duas últimas são avançadas, focada na parte educacional (treinador e coach).

Até o momento não há nenhuma certificação focada exclusivamente no desenvolvedor, focada no time que constrói o produto. Mas tal certificação está em preparação. Em Maio do ano passado, no Brazil Scrum Gathering, o Ken Schwaber, pai do Scrum, anunciou que a SA estava se preparando para lançar uma certificação focada no desenvolvedor, e que para isso faria parcerias com empresas que se interessassem a complementar a parte de desenvolvimento, já que o Scrum não oferece grandes prescrições no desenvolvimento, sendo mais focado na parte gerencial do projeto. O primeiro parceiro anunciado foi a Microsoft.

Já faz aproximadamente um ano que a Microsoft e o Ken Schwaber estão conversando sobre esta certificação para desenvolvedores, incialmente chamada de Certified Scrum Developer (CSD). Desde então o Ken Schwaber se desligou da SA, e levou consigo o CSD. Abriu então a Scrum.org e em pouco tempo anunciou o CSD por lá, para depois renomeá-lo para Professional Scrum Developer (PSD).

Este curso, que terá sua primeira versão focada na plataforma Microsoft, será lançado junto com o Visual Studio 2010, em 12 de Abril. O foco do curso será o desenvolvedor, como já foi dito. Práticas do SM e do PO serão abordadas apenas superficialmente. O curso vai focar no profissional que faz a entrega, e, questões como preparação da visão, relacionamento do PO com os outros stakeholder, e qualquer assunto não relacionado diretamente ao desenvolvimento do software será abordado apenas o suficiente para permitir que o time trabalhe no produto. Caso exista interesse em desenvolver estas técnicas, cursos focados no SM, PO, entre outros, são mais apropriados.

Entendo este curso como o primeiro curso oficial apoiado pela Microsoft que foca somente em boas práticas de desenvolvimento, utilizando a plataforma do Visual Studio 2010 (incluindo o Team Foundation Server) para habilitar tais práticas. Ele aborda assuntos diversos relacionados a boas práticas de engenharia, arquitetura, testes, banco de dados, evolução de código legado, entre diversos outros. O curso terá uma semana, full time, onde, além da teoria, cinco sprints vão colocar o aluno frente a frente com o Scrum. Muito mais do que uma certificação, quem fizer este curso sairá com uma visão completa sobre o processo de desenvolvimento baseado na plataforma Microsoft.

Para um profissional se certificar PSD ele terá que fazer uma prova, além de participar do curso. A prova só estará disponível para quem fez o curso. O PSD não está certificando somente que o profissional participou de um curso, mas também que ele possui conhecimento suficiente para participar como desenvolvedor de um time Scrum, o que será medido pela prova.

Para ensinar este curso a Scrum.org selecionou alguns MVPs e parceiros próximos, e está em processo de treiná-los para que entreguem o curso. Os treinamentos destes instrutores estão acontecendo na Oceania, Europa e EUA, e abrangem cerca de 30 pessoas.

E porque estou contando tudo isso? Porque serei o responsável por ministrar esse curso no Brasil neste momento. Serei o único treinador disponível na América do Sul (talvez América Latina, mas não tenho certeza). Estou neste exato momento em preparação em Redmond para capacitação e montagem do curso. Estamos definindo os últimos detalhes do material e do curso, e estamos nos preparando, junto à Microsoft e ao Ken Schwaber, para entregar o melhor curso possível. Entre os outros profissionais que estarão ministrando o curso estão pessoas também altamente capacitadas e reconhecidas, que trabalham com Scrum há anos, MVPs e RDs, e todos profundos conhecedores da plataforma de ALM da Microsoft. (Não vou nomeá-los neste momento porque alguns ainda estão preparando sua estratégia de lançamento.)

Estou preparando um site com mais informações sobre o curso. Em breve colocarei no ar o http://www.scrumdev.com.br onde você poderá ler mais sobre o assunto, assim como se inscrever no curso. A primeira turma já está praticamente fechada, e conta com profissionais de grandes empresas brasileiras e multinacionais, e deve acontecer já em Abril. Estou planejando uma segunda turma também em Abril e assim que estas informações estiverem mais definidas avisarei por aqui. De qualquer forma, se você quiser participar das primeiras turmas planeje uma semana fora do trabalho, já que o curso vai tomar uma semana inteira, e é bem puxado. E fique atento nas datas, porque há uma demanda represada por este curso não só no Brasil mas em toda a américa do Sul, e as salas tendem a encher logo.

Aos colegas de Java, aviso que o curso de Java já está em preparação. Conheci os profissionais que estão preparando o curso, e tudo indica que utilizará Eclipse como ferramenta. Perguntei hoje ao Ken Schwaber quando o curso será lançado, e ele espera começar a preparação dos treinadores no terceiro trimestre de 2010, ou seja, devemos esperar cursos de PSD lá pelo final do ano.

Mais informações sobre o PSD podem ser obtidas no site da certificação no Scrum.org. Os cursos serão anunciados aqui, no scrumdev.com.br, e no site da Scrum.org.

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.