O TFS Server Manager é uma ferramenta que oferece monitoração e relatórios de capacidade sobre uma determinada instância de TFS. É uma ferramenta muito útil para administradores, pois oferece recursos como acesso ao log de eventos, estatísticas, além de nos oferecer alguns relatórios detalhados sobre o uso do TFS. Porém, é uma ferramenta pouco conhecida, talvez pelo fato dela ficar um pouco "escondida" dentro da pasta do power tools e não oferecer nenhum atalho no menu iniciar, então para acessá-la basta executar o arquivo localizado no seguinte diretório: C:\Program Files\Microsoft Team Foundation Server 2008 Power Tools\ TfsServerManager.exe.

Uma vez executada, veremos uma tela como a imagem 1 e poderemos registrar quantas instâncias de TFS desejarmos.

TFS Server Manager - Add Server 
Imagem 1: Adicionar instâncias ao TFS Server Manager

Depois de registrar os servidores, basta acessá-lo para vermos informações como ultimos requests executados, há quanto tempo ele está disponível, diversas estatísticas como número total de work items, arquivos/pastas, tamanho total de código fonte, além de detalhes de build, log de eventos e informações sobre workspaces, shelvesets e labels. Enfim, muita informação para termos um raio-x sobre a saúde do nosso servidor.

Segue abaixo alguns screenshots da ferramenta para vocês terem uma idéia do que ela oferece.

TFS Server Manager - Requests
Imagem 2: Últimos requests executados no servidor

TFS Server Manager - Summary
Imagem 3: Resumo sobre a situação do servidor 

TFS Server Manager - Statistics
Imagem 4: Diversas estatísticas sobre Work Items, Version Control, Build, etc

TFS Server Manager - Health
Imagem 5: Log de eventos

TFS Server Manager - Maintenace
Imagem 6: Informações sobre workspaces, shelvesets e labels

Abraços e até a próxima.
André Dias

André Dias

André Dias é sócio-fundador da Lambda3, Visual Studio ALM Ranger & MVP e Professional Scrum Developer Trainer pela Scrum.Org. É graduado em Ciência da Computação pela Unip, atua na área de desenvolvimento de softwares a mais de 13 anos e nos últimos anos tem se dedicado as práticas de ALM (Application Lifecycle Management) e de Agilidade. Foi consultor de ALM da Microsoft Brasil, morou na Irlanda onde trabalhou em projetos para o governo Irlandês. No Brasil atuou em dezenas de projetos, muitos deles para o governo e para grandes instituições financeiras. Tem participação ativa na comunidade através da realização de palestras, organização de eventos, seu blog e seu twitter em @AndreDiasBR