Apesar do TFS nos oferecer diversas Work Item Queries (WIQ) prontas onde podemos consultar Bugs Ativos, Tasks, Issues e Work Items atribuídos a nós, nem sempre abrir o Visual Studio, Web Access ou Excel é a forma mais produtiva de descobrirmos as nossas atividades. Muitas vezes simplesmente gostariamos de ser notificado por e-mail toda vez que recebemos um Work Item.

A janela de Alertas default do Team Explorer, não nos oferece essa possibilidade, o que nos obrigaria a utilizar o Serviço de Eventos do TFS. Apesar de ser um recurso bastante poderoso, é uma forma um pouco trabalhosa para criarmos um simples alerta de notificação de Work Item, então entra em cena o nosso bom e velho amigo Power Tools.

TFS Project Alerts
Imagem 1: Project Alerts default do Team Explorer

Após instalar o Power Tools você verá uma nova opção no seu Team Project chamada Alerts conforme o passo 1 da imagem 2. Para criar o alerta desejado, basta clicarmos no botão New do Alerts Editor, em seguida selecionarmos o grupo Work Item Alerts e então selecionarmos o template A Work Item was assigned to me. Se desejar, você pode customizar o nome deste alerta.

alertas1
Imagem 2: Passo a Passo para criar um novo alerta 

Feito isso, você verá na aba Alert Definition os campos já preenchidos e os filtros pré-selecionados de acordo com o template que escolhemos.

alertas2
Imagem 3: Configuração do Alerta 

Pronto! O seu alerta está criado e você passará a receber notificações por e-mail sempre que um Work Item for atribuído a você.

Como podemos ver na imagem 2, temos ainda outros diversos grupos de alertas e vários templates também. Recomendo que você explore em cada um deles, pois temos alertas muito úteis para o nosso dia a dia e se ainda assim, você sentir falta de alguma coisa, basta selecionar um template em branco e começar a criar a sua definição de alerta selecionando os diversos filtros para atender a sua necessidade.

Abraços
André Dias