Na semana passada aconteceu o Tech-Ed Brasil 2009, um evento que sempre estive presente, mas este ano foi diferente, o Tech-Ed foi realizado aqui na Unip. Como eu já conhecia muito bem o evento fui escolhido pela diretoria para ser o representante da Unip na organização, eu adorei a ideia, mas não sabia o que me esperava, já tinha participado da organização do DNAD (.Net Architects Day), mas não posso comparar o DNAD com um Tech-Ed, foram muitas solicitações da Microsoft para que tudo desse certo, foram várias noites mal dormidas e dias trabalhados das 7h às 22h para tudo dar certo, ainda bem que todo esse trabalho foi gratificante, o evento foi um sucesso e os feedbacks que eu tenho recebido são todos positivos.

O Tech-Ed 2009 começou de uma forma muito legal, eles fizeram da General Session um show, não estou aumentando não, realmente foi um show, eles fizeram uma apresentação usando o tema do BOPE (do filme Tropa de Elite), todos os palestrantes estavam fantasiados de soldados, e eles mandaram muito bem, toda hora me pego falando “Missão dada é missão cumprida senhoooor!!!”.

Na general session foi abordado diversos assuntos como História da Microsoft no Brasil (20 anos), a visão da Microsoft com Software + Serviços (Azure, Office Live, Xbox Live etc), o que a Microsoft pensa de uma plataforma (que ela seja completa), depois foi acontecendo várias demonstrações que começaram por Windows 2008 R2, SQL Server 2008 R2, Visual Studio Team System 2010, Windows 7 e SharePoint.

Agora o que eu mais gostei foi a comparação entre os produtos BR Office, Google Docs, Office 2008 e Office 2010. Independente do resultado a interpretação do pessoal foi um show, teve uma hora que o Prado foi questionado sobre o que ele tinha feito com o BR Office e a resposta dele foi hilária “Usei os recursos avançados de negrito, itálico e sublinhado Senhooor!!!”, não tenho nada contra nenhuma das outras ferramentas, mas os recursos do Office 2010 não se comparam a nenhuma outra suíte de escritório.

Depois da General Session fomos para as tracks gerais, infelizmente não pude assistir todas as palestras que eu gostaria, mas todas as que eu assisti foram de ótimo nível, vou dar um destaque para algumas:

  • “Usando Metodologias Ágeis com VSTS: Scrum e XP, YES WE CAN!” com André Dias
    O André conseguiu abordar em um curto espaço de tempo os principais pontos do Scrum e XP, além disso, ele conseguiu demonstrar como uma ferramenta pode ajudar no processo de desenvolvimento ágil, foi realmente muito bom.
  • “Uma comparação estratégica sobre as tecnologias de acesso a dados” com Luciano Condé
    Eu gostaria que todos os programadores que ainda usam DataSet para acesso a dados assistissem esta palestra, ele demonstrou a diferença entre DataSet, Linq to Sql e Entity Framework, de uma forma bem elegante o Condé mostrou por que a Microsoft recomenda hoje o Entity Framework.
  • “Democratizando o ALM usando o Visual Studio Team System” com Ramon Durães
    O Ramon abordou as principais funcionalidades do VSTS que ajudam a implantar o ALM de uma forma bem concisa, demonstrou as novidades do VSTS 2010 que por sinal está muito bom.

Uma palestra, por exemplo, que eu gostaria de assistir, mas não consegui foi a palestra “ASP.NET MVC com jQuery: Retome o controle da sua aplicação” do Giovanni Bassi, mas assim que eu assistir o vídeo eu posto comentários sobre todas.

Mas o Tech-Ed não é um lugar onde só acontece palestras, lá você pode parar um palestrante para questionar mais a fundo sobre uma determinada dúvida, você encontra profissionais de ótimo nível para discutir sobre tecnologia e é claro juntar a turma para fazer um happy hour no final do dia porque ninguém é de ferro, :).

Algumas fotos do Tech-Ed Brasil 2009:

Victor Cavalcante

Victor Cavalcante é marido da Mariana Frioli, pai do Eduardo, Microsoft MVP, trabalha com desenvolvimento web a 11 anos e é focado em padrões de desenvolvimento para web. Trabalha na Lambda3 (www.lambda3.com.br), empresa ágil que insiste em fazer software certo. É ainda professor universitário e atua no grupo .NET Architects desde seu início. Acompanhe seu twitter para saber as novidades:@vcavalcante.