LINQ e C# 3.0 - A Solução em Consultas para DesenvolvedoresO MVP Renato Haddad acabou de lançar seu 11º(!?!) livro, que é esse que está aí do lado. Está em pré venda ainda, e você encontra ele aqui e aqui.

O livro ainda não saiu, mas o assunto é bem legal. Eu fiz um artigo na .Net Magazine um tempo atrás sobre Lambdas e Generics com C#, que é boa parte da tecnologia que apoia o LINQ, e imagino que o Renato deve ter entrado fundo nestes assuntos também.

Eu uso LINQ em todo lugar, não só no LINQ2SQL, ou LINQ to Entities. Eu uso LINQ hoje para consultar qualquer tipo de coleção de objetos, e não só no formato padrão dele, que é com :

var consulta = FROM var in col 
               WHERE var.id == id
               select var;

Mas também assim:

var consulta = col.Where(c => (c.id == id));

Enfim, LINQ muito legal, e eu adoro. Deixa a linguagem mais explícita, e é hiper elegante. E eu adoro elegância no código.

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.