A Receita liberou hoje o download do programa de ajuste do IRPF de 2009 (exercício de 2008). Baixei o programinha, que agora é feito só em Java (até o ano passado era feito em uma versão nativa para Windows também). Já no download você vê porque minha mãe não pode usar Linux (clique para ampliar):

Instalar o programa de IRPF no Linux não é fácil

Na boa, vocês acham que minha mãe vai saber "adicionar permissão de execução, por meio do comando ‘chmod +x IRPF2009linuxv1.0’"? Ela ia ler esse negócio e ia até um correio fazer a declaração em papel…

Não bastasse isso, durante a instalação tem outra piada. Aí o problema é no instalador em si (clique para ampliar):

Instalador não baseado em MSI, e ainda por cima com pastas fora do padrão.

Janela customizada para seleção de pastas.

Problemas:

  1. Instalação não baseada em MSI, ou seja, é contra o modelo de instalação recomendado, e adotado, por todos os grandes fabricantes de software. A desculpa do pacote único é besteira, eles poderiam fazer o software em Java e o instalador da maneira correta. Economia porca.
  2. O caminho de instalação está hardcoded como "C:\Arquivos de programas RFB\IRPF2009". Ele quer instalar no meu diretório raiz, como se o diretório "C:\Program Files", destinado justamente a receber arquivos de programas, não existisse. Você pode mudar, mas no caso do programa Receitanet não há opção, você é obrigado a instalar no raiz do drive que escolheu. Lástima.
  3. A janela de seleção da pasta de instalação também é customizada. Outra bizarrice anacrônica e superada por qualquer empresa séria, mas não pelo governo brasileiro.
  4. Os programas de instalação não têm assinatura digital. Isso leva àquela janela de prompt do UAC do vista a exibir "Unidentified publisher". Isso é perigosíssimo, porque qualque hackerzinho vagabundo pode criar um executável com o mesmo nome e tamanho e se passar pela Receita. Se eu fosse um fraudador eu já estaria fazendo isso nesse momento, afinal a popularidade desse negócio é altíssima, já que milhoões de pessoas terão que fazer a declaração de ajuste.

Amadorismo atrás de amadorismo. É para isso que pagamos impostos? Não basta o viés ideológico no governo pseudo-capitalista esquerdista brasileiro, ainda por cima temos que tolerar incompetência? Os caras tem o ano inteiro para fazer o programinha, agora com uma versão a menos, e fazem desse jeito?

Será que eles não querem uma consultoria de arquitetura? A gente muda para .Net, o software fica mais fácil de dar manutenção, mais seguro, seguindo boas práticas, e todo mundo vai poder rodar, já que .Net roda no Linux e no Mac com Mono, e o CLI é uma especificação aberta. Não sei se eles querem, mas que precisam… precisam.

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.