A segunda reunião do grupo foi neste sábado passado, bem no meio do feriado, em 22 de Novembro. Tivemos em torno de 15 pessoas presentes, o que quase dobrou a quantidade de pessoas da reunião anterior. A reunião foi novamente na Unip do Jaguaré.

A reunião foi muito proveitosa: começamos falando do tema do encontro, que era metodologia ágil, apresentado pelo Antonio Zegunis, onde ele falou por uns 40 minutos, principalmente sobre o que é metolodologia ágil e Scrum, e como foi a adoção na empresa que trabalha. Ele postou no blog dele os slides da apresentação. Em geral o grupo entendeu que desenvolvimento ágil é o novo caminho a seguir, com algumas críticas feitas à praticas de desenvolvimento 100% em cascata, baseadas em PMI e CMMi (ainda que as muitas práticas destas instituições/certificações sejam bastante válidas).

Definimos então o software que iria rodar a home page do site do .Net Architects, e acabamos escolhendo o BlogEngine, software que roda este blog. Para mais informações a esse respeito há uma notícia lá no site.

Mudamos a periodicidade das reuniões, que não serão mais mensais, mas a cada três semanas. As próximas reuniões, com os temas a serem apresentados, serão:

  1. 13/Dezembro – Giovanni Bassi – Tema: DDD
  2. 10/Janeiro – André Dias – Tema: Ciclo de vida de desenvolvimento com Team System
  3. 31/Janeiro – sem responsável – Tema em aberto

Os seguintes temas foram sugeridos para as próximas reuniões. Estamos aguardando voluntários:

  1. TDD
  2. Sistemas distribuídos
  3. Inversion of Control / Dependency Injection

O André Dias lembrou que nossos temas estão muito focados em processo, e sugeriu outros assuntos no grupo de e-mail, onde também surgiram mais sugestões. Entre eles:

  1. Sync Framework
  2. Velocity
  3. ADO.NET Data Services,
  4. SQL Data Services,
  5. .NET Services,
  6. Enterprise Library,
  7. ESB,
  8. WCF,
  9. WF,
  10. Windows Dublin
  11. NVelocity
  12. Spring.Net
  13. Castle Project

A idéia dos temas é apresentar a experiência de quem esta apresentando. Alguns temas estariam fora desta categoria, pois são muito novos (Dublin, por exemplo, nem foi lançado ainda), e poderiam ser apresentações da tecnologia.
Também falamos que pode-se trazer convidados para apresentar temas nos quais não tenhamos especialistas.

Mudamos a distribuição do horário das reuniões. Fica assim agora:

  1. Uma hora de apresentação do tema;
  2. Uma hora de discussão
  3. Intervalo de até 15 minutos, opcional;
  4. Uma hora de outros assuntos que o grupo quiser tratar, como problemas que alguém está enfrentando, e discussões diversas.
  5. Almoço opcional, se o grupo quiser.

O assunto do projeto aberto de referência de arquitetura foi jogado para a próxima reunião. O grupo sente que ainda não está preparado para tocar o projeto. O assunto vai sendo abordado recorrentemente em todas as reuniões.

Foi solicitado que o grupo fosse cadastrado nos grupos de usuário do MSDN e da Ineta. Eu já fiz isso, e está disponível por lá. Por causa do nome do grupo, que começa com um ponto, acabou sendo o primeiro grupo da lista, que está em ordem alfabética.

Todos concordaram que já podemos tratar do evento. A data foi definida para Abril. Sugeri que utilizássemos alguns dos temas das reuniões como palestras, e o grupo concordou. Continuaremos a discutir o assunto por e-mail e na próxima reunião. Fiquei de cadastrar o evento no site da Ineta também, e com isso conseguiremos o apoio da Ineta/Microsoft no evento.

Todo o encontro foi filmado por uma equipe profissional de áudio e vídeo. O vídeo está em edição e provavelmente esta semana teremos disponível para exibir. Isso permitirá aos membros do grupo que não foram ao encontro, ou que não são de São Paulo acompanhar as reuniões. Quem sabe mais para frente não temos até algo online?

Depois da reunião quase o grupo todo foi almoçar. A reunião terminou uma hora da tarde, mas o almoço foi até as 4 da tarde. Em certo momento notamos que estávamos discutindo arquitetura por seis horas ininterruptas (ok, paramos alguns instantes para falar de Xbox durante o almoço).

Estou muito satisfeito com o resultado desta segunda reunião. Foi a primeira reunião com a pauta mais estruturada. O nível da discussão foi sempre muito bom e sinto que continuaremos assim. Os membros do grupo são bastante capacitados e de posições e empresas distintas, o que traz bastante diversidade e profissionalismo ao grupo.

Não posso deixar de agradecer novamente à Unip por disponibilizar desta vez, não só o local para a reunião, mas também à Infra-estrutura para filmar e editar a reunião.

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.