A Microsoft estará lançando em breve o SP1 do .Net Framework 3.5/Visual Studio 2008. Lançou a pouco tempo o Beta 1(baixe aqui, se você ainda não o fez), e a versão final não deve passar de Junho. Um monte de gente, aqui e lá fora já falou sobre isso, entre eles: ScottGu, Somasegar, obviamente Scott Hanselman (do que esse cara não falou?), Renato Guimarães e Cezar Guimarães.

Eu já instalei o meu, funcionou direitinho em uma VM com o VS 2008 instalado do zero, e deu um problema estranho bem no final da instação (que não permitiu terminar) para uma instalação existente já com um monte de outros betas que eu tinha instalado e desinstalado (por isso eu nunca instalo bits muito quentes em minhas máquinas principais, somente VMs feitas pra isso).

Mas não era isso que eu queria falar. O que que eu acho estranho é essa nomeação confusa que a Microsoft anda criando. Vejam só:

  • .Net Framework, Versão 1.0 – Ok, perfeito, primeira versão.
  • Versão 1.1 – ok, versão de updates de bugs, novo minor number, poucos breaking changes, e na prática é a versão que todo mundo usou até a versão seguinte, que é a…
  • Versão 2.0 – wow, grandes atualizações, novo CLR, tudo certo, novo major number.
  • Versão 3.0 – não tivemos um novo CLR, mas tivemos 5 grandes tecnologias, ok, até compreendo o novo major number. Não sei se vocês lembram, mas não ia ser um major, mas um minor number (ia ser versão 2 ponto alguma coisa – 2.x), a própria Microsoft falou sobre isso algumas vezes. O objetivo era dar importância ao release. Começou a ficar estranho…
  • Versão 3.5 – novamente não há um novo CLR (o atual continua muito bom). Mas não é um grande upgrade da versão 3.0. Houveram melhorias no WCF, no WF, no WPF, etc… mas porque pulou do 3.0 para o 3.5??? Novamente acredito que é para dar importância ao release, mas porque não fizeram então chamando a versão de 4.0 de uma vez?
  • Versão 3.5 SP1 – há atualizações de segurança, mas há também uma série de novidades. O Routing, o Dynamic Data, controles novos no AJAX, melhorias no Click Once, entre várias outras. Essa numeração agora ficou realmente confusa. Porque não chamaram de 3.6, ou 4.0?

Esse negócio vai ficar confuso de gerenciar. Alguém pergunta: “Que versão você tem do Framework?”, você responde “a versão 3.5”, e vem uma nova pergunta “Qual delas?” ou “Com Service Pack?”.

Eles poderiam serguir uma numeração mais clara e menos marketeira, mas enfim, vai entender. No fim, todas as tecnologias novas são excelentes, e vão fazer uma grande diferença.

Quem já instalou? Quem já estava pondo a mão nos brinquedos novos (Routing, Dynamic Data, etc)? Comentem aqui ou me mandem um e-mail.

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.