capa_net51_G A edição 51 da .Net Magazine tem o primeiro artigo em mídia impressa sobre ASP.Net Routing Routing, feito por mim. É um assunto interessantíssimo, para quem não viu ainda, sugiro dar uma olhada.

O Routing é uma das bases para o novo ASP.Net MVC e serve, em poucas palavras, para permitir o roteamento de uma aplicação web para determinado recurso. Você pode, por exemplo, chamar a url http://servidor/app/produtos/bicicletas e responder como se fosse uma chamada para http://servidor/app/produtos.aspx?id=645, com pouquíssimo esforço. É um recurso poderoso, e que não se utiliza de Url Rewriting, um outro recurso para rotear, mas que traz consigo alguns diversos problemas.

O Routing também já estará presente no Service Pack 1 do .Net Framework 3.5/Visual Studio 2008, que está em Beta 1 será lançado em breve. Isso quer dizer: aprenda rápido, logo logo vira padrão.

Como sempre, o feedback sobre o artigo é bem vindo.

Giovanni Bassi

Arquiteto e desenvolvedor, agilista, escalador, provocador. É fundador e CSA da Lambda3. Programa porque gosta. Acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é mais eficiente que hierarquia. Foi reconhecido Microsoft MVP há mais de dez anos, dos mais de vinte que atua no mercado. Já palestrou sobre .NET, Rust, microsserviços, JavaScript, TypeScript, Ruby, Node.js, Frontend e Backend, Agile, etc, no Brasil, e no exterior. Liderou grupos de usuários em assuntos como arquitetura de software, Docker, e .NET.