Fala galera, beleza?

Se você trabalha com tecnologia e não está sabendo que entre 10 e 12 de Maio rolou o Microsoft Build 2017, relaxa, segue aqui meu Top 5 com as coisas mais legais que eu vi. Esse top 5 não segue nenhum critério técnico, são apenas coisas que eu gostei e achei interessantes para compartilhar.

Spoiler: Sexta-feira (19/05/2017) sai podcast da Lambda3 especial comentando o build 2017! Fiquem na escuta!

5° Lugar – .NET Core 2.0

Apesar de ainda em Preview, o.NET Core 2.0 parece realmente bem interessante. Vai ter post específico falando sobre ele, para detalhar um pouco melhor, mas a grosso modo temos:

  • .NET Standard 2.0
  • Aumento da API em mais de 100% em relação ao .NET Core 1.1
  • Suporte para frameworks e Nugets do .NET Framework
  • Suporte a Visual Basic
  • Live Unit Testing

Essas é uma visão bem superficial do que vem por aí no .NET Core 2.0. Você já pode começar a brincar com ele. Mais sobre o .NET Core 2.0 aqui.

Para instalar o .NET Core 2.0, veja aqui. Ele roda com Visual Studio for Mac, Visual Studio 2017 Preview 15.3, Linux e Docker!

4° Lugar – Cosmos DB

Cosmos DB é algo realmente interessante. Basicamente a Microsoft disponibilizou na infraestrutura do Azure um serviço de armazenamento de dados schemaless, api-agnostic, multi-model e com baixa latência garantida por SLA! É simplesmente incrível.

Cosmos DB é a evolução do DocumentDB. Nele você pode criar bancos de dados Key-Value, Documentos, Table Family e Graph. Tudo isso com distribuição global (seus dados são replicados para onde você quiser) e com baixa latência na entrega garantida.

O Cosmos DB permite um modelo de escalabilidade de throughput. Isso é bastante interessante, pois vamos níveis além quando pensamos em escalabilidade. Você deixa de se preocupar com clusters, replicação, redundância, e pensa o quanto mais você quer que seu banco responda, e pronto, ele vai responder!
Outra coisa interessante é que as APIs dele são compatíveis com APIs de mercado como MongoDB, ou seja, você pode simplesmente pegar seu código que hoje já usa MongoDB e apontar para os endpoints do Cosmos DB.

Mais sobre Cosmos DB aqui e aqui.

Você pode começar a usar o Cosmos DB de graça, criando uma conta gratuita no Azure.

3° Lugar – Visual Studio for Mac

Sério, isso tá incrível! A ferramenta estava em preview até pouco tempo, mas agora está bem bacana. Dentre as principais melhorias, posso comentar:

  • Uso do Roslyn para analyzers, intellisense, refactorings e fixes
  • Projetos compatíveis com o Visual Studio
  • Tooling aprimorado para desenvolvimento web (HTML, CSS, etc)
  • Suporte (em Preview ainda) para Docker com debugger!
  • Azure Publish!

Se você trabalha com desenvolvimento Xamarin, o Visual Studio for Mac agora é a ferramenta! Além de Xamarin, eu fiz algumas brincadeiras já com o ASP.NET Core 2.0, e está muito melhor desenvolver com ele. Até a semana passada eu estava fazendo uso do Xamarin Studio (que vai deixar de receber updates), mas o Visual Studio for Mac agora está estável e bastante profissional, vale dar uma olhada e usar em seus projetos! Se quiser ver um pouco mais, esse vídeo da Kendra Havens ajuda: https://channel9.msdn.com/Events/Build/2017/P4187 e este do Miguel de Icaza podem ajudar https://channel9.msdn.com/Events/Build/2017/B8095!

2° Lugar – Xamarin (Live Player e Provisioning)

Xamarin Live Player é muito legal! Basicamente é uma forma de executar sua aplicação Xamarin em dispositivos Android e iOS sem a necessidade de compilar a app e enviar para o device.

A forma mais simples de entender isso é vendo este vídeo curto mostrando seu uso: https://channel9.msdn.com/events/Build/2017/C9L24.

Você não vai distribuir sua aplicação desta forma, mas se você tiver um device conectado e pareado com o seu Visual Studio (Windows ou Mac) poderá executar sua aplicação neste device. O mais incrível? Sem a necessidade de build, deploy, publish ou mesmo de salvar o arquivo sendo editado! Para quem trabalha com desenvolvimento móvel é um baita ganho em produtividade!

Para instalar e usar o Xamarin Live sia as instruções aqui https://www.xamarin.com/live.

Provisioning direto do Visual Studio é algo simplesmente fantástico também. Assinar, subir certificados e profiles diretamente para a Apple sem precisar sair do VS é uma grande mão na roda, e o mais incrível, subir sua app para a loja sem precisar usar o site. Claro, isso não é para todos os cenários, mas para os cenários onde isso é necessário (principalmente naqueles onde as empresas e pessoas estão começando a caminhas no mundo mobile) é realmente deal breaker! Um pouco mais sobre esse “Fastlane” de Xamarin com Visual Studio você vê neste vídeo aqui.

O tooling para desenvolvimento Xamarin/Mobile na plataforma Microsoft parece ter dado um salto gigantesco nesse Build! Procurem os vídeos por que Xamarin tá crescendo e com muita força.

1° Lugar – O Futuro do C#

Isso é bastante animador! Várias destas novidades já estavam sendo faladas e discutidas em fóruns, github, e até disponíveis para uso. É muito bacana ver aonde o C# está e para onde ele está caminhando.

Dêem uma olhada nesta talk para entender um pouco mais sobe o Futuro do C# (7 e 8) https://channel9.msdn.com/Events/Build/2017/B8104.

Obviamente vamos preparar materiais mais aprofundados sobre, mas por enquanto dá pra ter uma idéia de como as coisas estão ficando! Tuplas, Desconstrução de tipos, pattern matching, async streams, records, extensions, e obviamente dar uma olhada no que tem de novo em termos de Tooling do Visual Studio para uso com as novidades do C#.

Resumo

É muita coisa legal. Como eu comentei, eu separei o que eu achei mais bacana! Mas tem inovação e novidade em todas as áreas: Azure, Bot Framework/Services, Xamarin, ASP.NET, Entity Framework, etc, etc, etc. Quer dar uma conferida em tudo que rolou no Microsoft Build 2017? Veja todos os vídeos do Build 2017 aqui, monta seu Top 5 e compartilhe conosco!

Abração!

Vinicius Quaiato